Faltam poucos dias para a estreia de “Deus Salve o Rei” e a Globo segue investindo na divulgação da nova novela das sete. Nesta quinta-feira (04), o diretor artístico Fabrício Mamberti e o diretor de tecnologia de entretenimento Paulo Rabello concederam uma entrevista à Variety, na qual afirmaram que esta será a maior aposta do canal em termos produção.
É tanto que, segundo a publicação, a novela terá oito vezes mais efeitos especiais do que qualquer outro produto que a emissora carioca já tenha feito. Pra se ter ideia, só o primeiro capítulo tem 288 efeitos visuais individuais, e a equipe promete manter essa escala no mais alto nível ao longo do folhetim. Ao ser questionado se isso indicava mais qualidade ou quantidade, Rabello afirmou: “Temos um conjunto de soluções nas quais combinamos esses dois itens. Mais quantidade e qualidade. Tivemos que ajustar nossos processos internos, focados na otimização e no aumento da velocidade. Utilizamos também recursos tecnológicos de ponta, como guindastes inteligentes, captura de movimento, simulações de partículas e estudo de máquinas“.
O diretor também falou sobre o desafio de manter essa qualidade tecnológica num produto com tantos capítulos. “Nos preparamos implementando ferramentas tecnológicas que nos permitem otimizar o tempo e, portanto, os custos. Para atender a altas demandas, criamos uma biblioteca digital com os conceitos básicos de efeitos especiais, que podem ser alterados e especificamente adaptados de acordo com as necessidades das cenas. Também desenvolvemos um livro digital com as principais molduras das variações de takes e lentes, acelerando assim o processo de montagem“, afirmou.
Aproveitando a entrevista, a Globo divulgou hoje um vídeo mostrando um pouco dos efeitos visuais usados na novela. Confira:
Romance medieval
A trama conta a história de rivalidade entre dois reinos, Montemor e Artena, que há muito tempo vivem com um acordo comercial mutuamente benéfico, que agora é ameaçado pelas escolhas e ambições de seus herdeiros. Segundo Mamberti, o primeiro passo foi criar essa identidade de fantasia medieval para a novela. “Nos baseamos no final da Idade Média. Este foi o ponto de partida para todos os departamentos envolvidos, porque precisávamos de uma base real para construir nossa própria identidade e ter liberdade artística, sem perder de vista o fato de estarmos criando uma obra de ficção com personagens contemporâneos. Isso é importante para o público se identificar com os personagens“, explicou.
Para se tornar a primeira novela medieval da casa, foi preciso um trabalho árduo de pré-produção que durou nove meses, com a equipe viajando para oito países diferentes, captando cerca de 4.000 imagens e vídeos que podem inserir nas cenas rodadas em estúdio e cidade cenográfica. “É um avanço no sentido de ser nossa primeira telenovela medieval, mas também em vista de toda a tecnologia envolvida. (…) Tudo foi cuidadosamente pesquisado e então teve que ser criado e produzido. É um grande desafio, que achamos altamente estimulante. Há também o desafio adicional de trabalhar com uma enorme quantidade de efeitos especiais em uma base diária. E devemos manter esse nível de qualidade e grandiosidade desde o primeiro episódio até o último. No caso de ‘Deus Salve o Rei’, acredito que estamos realmente criando uma mudança de paradigma“.
Wow, que responsabilidade, hein! A nova novela das sete é escrita por Daniel Adjafre e tem no elenco nomes como Marina Ruy Barbosa, Romulo Estrela, Bruna Marquezine, Tatá Werneck e Johnny Massaro. Nós vamos acompanhar o resultado de todo esse trabalho a partir da próxima terça-feira, dia 9 de janeiro. Ansiosos?!