Desde que estreou, “Mania de Você” tem lutado para alcançar uma audiência digna de novela das 21h. De acordo com Silvio de Abreu e Mauro Alencar, a falta de público se deve a equívocos na trama que estão acontecendo desde os primeiros capítulos. Em conversa recente no podcast “Dois Pontos”, do Estadão, os especialistas em teledramaturgia apontaram que o folhetim de João Emanuel Carneiro tem potencial de recuperação, mas precisa de ajustes no enredo e de uma conexão com os espectadores.
Para Abreu, ex-diretor de Dramaturgia da Globo, o principal problema da novela é a falta de credibilidade. Ele citou a sequência do assassinato de Molina (Rodrigo Lombardi) como um exemplo crítico. “Para uma novela dar certo, ela precisa ser crível para o público, seja comédia, drama, policial, o que for. Você tem que acreditar no que está vendo. Aí vem a tal da emoção, você acreditou, você chorou, deu risada, você não acreditou, acha que aquilo está errado, não se comunica com você de alguma maneira, você abandona”, explicou o autor de “A Próxima Vítima”, “Belíssima” e “Guerra dos Sexos”.
Segundo o escritor, a cena apresenta inconsistências graves, com Mavi (Chay Suede) confessando o crime a Rudá (Nicolas Prattes) e optando por fugir, mesmo sem enfrentar uma acusação direta. “Eu acho que teve um problema grave no início novela, eu só vi os primeiros capítulos. Tem um assassinato, a pessoa tem que descobrir quem foi que atirou em quem. Mas como é que isso é armado? Você tem uma moça que está dentro de um quarto com o vilão, que está com o revólver na mão. Aí ele pega e dá dois tiros para o ar, ele está segurando o revólver, enquanto o mocinho vem vindo por trás, agarra a mão dele, tira o revólver, os outros chegam, existe uma briga, e o cara morre”, relembrou.
Ele continuou: “Aí começam as investigações. Um dos caras fala para o mocinho: ‘Foi você quem atirou. É melhor você ir embora, senão vou dizer que foi você que atirou e você vai preso’. E o mocinho vai embora, não discute nada, não fala nada. O mocinho foge, a mocinha, que estava sendo assediada e que viu a briga, vai para a delegacia e não fala nada. Ela fica lá quieta e o bandido diz ela tem que fugir porque a impressão digital está no revólver e leva para o delegado. Ninguém lembra que a impressão digital do cara que atirou também estava no revólver. O delegado não fala nada, ninguém fala”.
Mesmo pontuando o talento de Emanuel Carneiro, Abreu pontuou que a principal sequência do folhetim não foi bem construída. “Então essa armação é completamente falsa, o público não acredita naquilo. Houve um equívoco na armação desse ponto, que era o ponto principal da história, porque a partir daí, o mocinho vai embora, a mocinha separa do mocinho. Mas ela não fala nada e é conivente com o bandido. Esse equívoco afastou o público de acreditar naquela história. Daí pra frente, tudo passa a ser uma bobagem”, completou. Assista:
Silvio de Abreu falando do roteiro repleto de absurdos de #ManiadeVoce, começando pela sequência do assassinato de Molina, o que faz o público não acreditar em nada do que vem sendo contado. pic.twitter.com/pz7kXUxsPP
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) October 29, 2024
Já Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana, acrescentou que a falta de um protagonista com princípios fortes agravou a desconexão da novela com a audiência. Ele argumentou que, embora os vilões despertem interesse, o público precisa de um herói para torcer, um personagem com quem possa se identificar. “Falta uma personagem, alguém que realmente salve o mundo. Você precisa ter sempre alguém, ainda mais nos tempos de hoje. A novela brasileira precisa sim se readequar à necessidade, ao que está atrás do desejo do público. Toda aquela geração sabia e conhecia muito bem, desde Janete Clair, Ivani Ribeiro, o que vai preencher a carência daquele público”, afirmou. Em contrapartida, ele elogiou a novela das sete, “Volta por Cima”, que considera um exemplo bem-sucedido de criação de empatia ao trazer personagens mais cativantes e uma trama bem alinhada.
Ambos os especialistas sugeriram que “Mania de Você” precisa passar por uma reviravolta no enredo que reconstrua a trama a partir de um novo ponto de partida, introduzindo um herói forte e uma narrativa que honre a inteligência dos telespectadores. Com essas mudanças, eles acreditam que a novela ainda pode retomar a posição de destaque no horário das nove. Assista ao bate-papo:
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