Nos Tempos Imperador Racismo

Nos Tempos do Imperador: Atores detonam cena que sugere “racismo reverso”, e autora pede desculpas: “Foi péssimo”

Semanas após sua estreia, a novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, já causou controvérsia. No capítulo de sábado (21), uma cena deu o que falar após sugerir que uma personagem teria sofrido preconceito por ser branca. Vários artistas e personalidades detonaram o momento e a referência a um “racismo reverso”. Já nesta terça-feira (24), Thereza Falcão, autora da trama, desculpou-se e assumiu o erro.

A novela das 18h se passa a partir de 1856, época em que a escravidão ainda era recorrente no Brasil. Neste contexto, uma cena mostrou que a personagem Pilar (Gabriela Medvedovski) foi impedida de morar na Pequena África, um reduto para negros que buscavam proteção. Então, Samuel (Michel Gomes) reclamou por não poder estar lá com sua namorada.

“Só porque você é branca não pode morar na Pequena África? Como queremos ter os mesmos direitos se fazemos com os brancos as mesmas coisas que eles fazem com a gente”, indagou o personagem. A mocinha da novela, por sua vez, assumiu seus privilégios como pessoa branca. Assista ao trecho abaixo:

Cena gera indignação por parte de artistas

O influenciador e ativista AD Júnior falou sobre o caso na manhã de hoje (24), e lamentou como a trama prestou um “desserviço total” ao expor isso. “Pessoas negras nem eram consideradas seres humanos e nem poderiam de fato segregar pessoas. Sem poder. Os brancos poderiam morar até lá no centro da pequena África se quisessem. Eles são e eram DONOS de tudo… Pessoas negras viviam em regime de exceção”, argumentou ele, em um post no Instagram.

Continua depois da Publicidade

Júnior ainda mostrou seu receio de que muitos considerem a ficção como algo verídico sobre os tempos da escravidão, pelo alcance da exibição. “A fala de um homem negro no período da escravidão dessa forma seria tão bizarra que chega a assustar quem assiste uma cena dessas. Quem foi o ser que escreveu esse texto?! Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas”, escreveu ele.

Nos comentários da publicação, foram vários os artistas que expressaram seu pesar pela cena da novela. “Bastante vergonha”, escreveu Ícaro Silva. A atriz Polly Marinho colocou-se no lugar de Michel Gomes, que teve que proferir as falas do roteiro. “Deve ter doído muito para o ator fazer essa cena, fico aqui pensando no psicológico do Michel Gomes”, disse ela.

Nos Tempos Imperador Critica1
Vários artistas e personalidades rechaçaram a cena da novela das 18h. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Continua depois da Publicidade

A cantora Maria Rita foi outra que se surpreendeu: “Ah, mano… não acertam uma?”. Assim como fizeram Monica Iozzi e Fabrício Boliveira. “Jura???”, comentou o ator. “Sério, mano?”, chocou-se Iozzi. O humorista Hélio de la Peña também não escondeu o constrangimento. “Bola fora total! Uma cena que marca e deseduca. Lamentável”, opinou ele.

Nos Tempos Imperador Criticas2
Muitas personalidades se incomodaram com o discurso da cena. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Autora se manifesta e assume erro

Após a publicação de AD Júnior, a própria autora, Thereza Falcão, que escreveu a novela com Alessandro Marson, criticou o diálogo e assumiu que erraram com a cena. “Foi péssimo. Pedimos muitas desculpas. Eu mesma quando vi a cena aqui em casa, falei: ‘O que foi isso?'”, iniciou ela. De acordo com a escritora, os capítulos iniciais foram escritos em 2018 e filmados no ano seguinte. Segundo ela, nesse período, eles ainda não tinham uma “assessoria especializada” para conscientizar das discrepâncias disso.

Continua depois da Publicidade

“Na época, não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua”, continuou ela, tentando justificar o que teria acontecido. Por fim, a escritora reforçou o pedido de perdão: “Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”. Confira:

Nos Tempos Imperador Racismo5
Thereza Falcão assumiu que erraram na cena de “Nos Tempos do Imperador”. (Foto: Reprodução/Instagram)