O fim está próximo… E a nação pantaneira não quer acreditar! O autor de “Pantanal”, Bruno Luperi, decidiu alterar uma cena do capítulo final da produção. Segundo a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, deste sábado (3), a decisão veio após uma sugestão do ator Irandhir Santos, intérprete de José Lucas na novela das nove da TV Globo.
A cena em questão é o velório de José Leôncio (Marcos Palmeira). Na versão original de 1990, os três filhos do fazendeiro deram uma salva de tiros no fim da cerimônia. Agora, o momento com as armas não deve mais ocorrer, e os herdeiros lamentarão a morte do pai de outra maneira.
“Eu tirei [a salva de tiros], isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão. E, na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor. Ele disse: ‘Dentro de tudo o que eles viveram (os Leôncio), eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão’. Eu falei: ‘É isso. Não tinha pensado, mas agora é, e vai ser. Esse é o ‘tiro’ que nosso Pantanal vai dar’”, explicou Luperi.
O autor acrescentou que busca sempre ser flexível e ouvir as sugestões da equipe da novela. “Eu tento ter com o elenco e a direção a generosidade que sei que eles têm comigo. Quando vem algo deles, tento olhar com o maior critério possível e ouvir com o coração aberto”, completou Bruno.
A cena do desfecho ainda não foi gravada. No último capítulo, o “Rei do Gado” sentirá um mal súbito, logo após seu tão esperado casamento com Filó (Dira Paes), da mesma forma que aconteceu na versão original. Zé Leôncio morrerá e uma chalana carregará o caixão com o corpo. Na ocasião, o fazendeiro embalsamado será acompanhado pelos peões, amigos e pela família.