Eita! O Bake Off Argentina viveu uma polêmica em seu episódio final exibido nesse fim de semana. O reality show de confeitaria precisou desclassificar a participante Samanta Casais, meses após coroá-la campeã da edição. É que a secretária de 29 anos omitiu de seu formulário de inscrição que já possuía experiência profissional na área, descumprindo uma das principais regras do programa que premia confeiteiros amadores.
A temporada do talent show foi gravada inteiramente em 2019, mas só foi ao ar este ano. Nas últimas semanas em que a atração estava sendo exibida, no entanto, surgiram rumores sobre o passado de Samanta, o que gerou revolta entre os telespectadores argentinos. Segundo o site ‘Infobae’, ela teria trabalhado em empresas de bufê e restaurantes entre 2011 e 2016, sendo um deles um café especializado em sobremesas. A participante também teria atuado em eventos gastronômicos de Buenos Aires e, em 2014, se apresentou como chef confeiteira no programa ‘Tarde Extra’. Lá, ela mostrou a receita de um bolo rogel, um doce típico na Argentina e no Uruguai.
A produção do reality show, então, fez uma nova gravação neste mês para acrescentar ao episódio final desse domingo (05). “Bem-vindos à final tão esperada do ‘Bake Off Argentina’. Samanta e Damián, dois competidores com estilos diferentes, mas uma mesma paixão: o amor pela confeitaria. Uma decisão complexa porque, como já sabemos, há semanas circulam rumores questionando a transparência do programa”, anunciou a jurada Pamela Villar nos primeiros minutos de exibição.
“Esta é uma competição com regras claras do começo ao fim” , pontuou Christophe Krywonis. “Somos jurados de um programa ao qual sentimos orgulho de pertencer, porque o fazemos com comprometimento e honestidade, e isso nos ajuda a construir um dos sonhos mais bonitos, que é nos dedicar ao que mais gostamos”, completou Damián Betular.
O capítulo gravado em 2019 passou a ser exibido na íntegra, mostrando a coroação de Samanta e a festa em que ela recebeu o título de ‘Melhor Confeiteira Amadora’ do país, além do prêmio de 600 mil pesos argentinos, cerca de R$ 45 mil reais. Foi aí que veio o baque: as novas imagens, do começo de julho, surgiram, revelando que Samanta havia perdido o título e o prêmio.
Com a presença apenas dos três jurados e dos dois finalistas, o programa anunciou que a campeã teria mentido em seu depoimento para entrar no reality, descumprindo as regras da competição. “Antes de tudo, queremos valorizar seu papel como participante, sua delicadeza e os detalhes de seus preparativos são sua marca registrada. É muito difícil para nós e imagino que também para você, mas como você sabe, ocorreram eventos que demonstraram sua experiência de trabalho e televisão desconhecida para nós e negada no formulário de inscrição”, apontou Christophe.
“A ideia não é julgar por que você decidiu não contar sobre seu trabalho que poderia ter relação com o mundo da confeitaria. O fato de você não se manifestar não te transforma em uma profissional de carreira, mas infringe as regras da competição”, afirmou Betular. “Não julgamos seu amor pela confeitaria e nem negamos seu talento, mas o Bake Off é uma competição em que todos que participam precisam estar em condições iguais”, completou Pamela.
“Por isso, achamos que o mais justo é que você fique fora da competição e não receba o prêmio ou o título de melhor confeiteiro amador do país”, decretou, por fim, o jurado argentino. Samanta, então, teve a chance de posicionar. Apesar de aceitar a decisão, ela afirmou que sua experiência anterior não teria sido suficiente para mudar sua trajetória.
“Antes de tudo quero agradecer a produção por me dar essa oportunidade de dizer a minha verdade. Estou muito mal com tudo que as pessoas têm dito sobre mim online nas redes sociais. As mensagens foram muito cruéis”, lamentou. “Mas a experiência que eu tive aqui foi maravilhosa, conheci pessoas incríveis. Cometi um erro, sou humana e admito. Peço desculpas e quero deixar isso claro: não sou profissional de confeitaria, não estudei confeitaria e muito menos trabalhei nela”, garantiu.
“Meu conhecimento de culinária ou abordagem para cozinhar era limitado. Aprendi com uma pequena empresa familiar”, explicou. “Não é fácil para mim estar aqui hoje, mas acho que é importante. Vou seguir com a cabeça erguida. Quero agradecer a oportunidade e vou seguir em frente”, finalizou a ex-campeã.
Em seguida, o júri anunciou que Damián Pier Basile foi consagrado o verdadeiro vencedor da edição do reality. “Estou feliz com esse reconhecimento, apesar da situação não ser ideal. Quero agradecer a decisão que tomaram. As pessoas acreditavam muito em mim, mas eu não acreditava, e sei que é um grande impulso para o meu futuro com a confeitaria, que eu amo tanto”, comemorou o finalista.
“Também quero agradecer a Sami, porque sei o esforço dela em vir aqui e passar por tudo isso. E quero agradecer a todos que nos acompanharam nos últimos meses. Espero que tenham aproveitado assim como nós aproveitamos viver esse sonho”, finalizou ele. Assista: