Chegou o dia! Nesta sexta-feira (7), a Globo exibirá o último capítulo de “Pantanal“. Depois de seis meses, o remake escrito por Bruno Luperi trouxe algumas mudanças em seu enredo, quando comparado à obra original. O final da trama segue pelo mesmo caminho.
Regada a muita roda de viola e festa, a última parte da novela focará nos casais que continuam juntos na história. Apesar de não haver muitas surpresas, o neto de Benedito Ruy Barbosa preparou algumas alterações nos desfechos de certos personagens.
José Leôncio como novo Velho do Rio
Depois da morte do personagem de Osmar Prado, José Leôncio (Marcos Palmeira) assumirá o posto do Velho do Rio. O fazendeiro sofrerá uma parada cardíaca no dia seguinte ao seu casamento com Filó (Dira Paes) e não irá resistir.
Enquanto agoniza, entretanto, José alcançará um de seus maiores sonhos: ficar frente a frente com Velho do Rio (Osmar Prado), que representa o espírito do Seu Joventino. Com isso, Leôncio perceberá que realmente é filho dele. Seu espírito, então, seguirá tomando para si a tarefa que, antes, era de seu pai.
Depois de encontrar o corpo do marido, Filó se desesperará e avisará a família, que preparará um velório emocionante para o fazendeiro. Uma chalana – cujos tripulantes são os peões e os parentes do fazendeiro – carregará o caixão com seu corpo. Ao contrário da primeira versão, entretanto, não haverá uma salva de tiros para o personagem.
A última cena de Leôncio será ao lado de seus netos, Maria Marruá (Lia Luperi), filha de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) e o “cramulhãozinho” (Theo Luperi), filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater) – e que será adotado por José Lucas (Irandhir Santos).
Casamentos e uniões
No dia anterior ao de sua morte, José Leôncio realizará um dos maiores desejos de sua companheira, Filó. Ele montará um casamento triplo em sua fazenda. Além de sua própria união, a cerimônia celebrará o matrimônio de Irma e José Lucas; e Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa).
O casório triplo, inclusive, contará com a presença de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Alcides (Juliano Cazarré). A festa ainda reunirá atores da primeira versão de “Pantanal”, como Cristiana Oliveira, Giovanna Gold e Ingra Liberato.
Guta (Julia Dalavia) e Marcelo (Lucas Leto), o quarto casal que também selava a união na trama da TV Manchete, terá um desfecho diferente. Os dois, que passaram boa parte da novela lutando contra seu amor, já que achavam ser irmãos, decidirão que não precisam passar pela formalidade da cerimônia.
Maria Bruaca e Alcides
Uma das personagens mais queridas da trama, Maria Bruaca terá um final feliz com o seu fivelão de respeito. Ao contrário da novela original, em que eles vão embora do Pantanal após o assassinato de Tenório (Murilo Benício), o casal continuará por lá para participar das festas de casamento.
Jove e Juma
Depois de muita desavença, o casal principal da trama ficará junto. Jove administrará as fazendas do pai, José Leôncio, onde viverá feliz ao lado da mulher e de sua filha, Maria Leôncio Marruá. Para o final feliz, inclusive, Juma se transformará em uma nova mulher.
A filha de Maria Marruá (Juliana Paes) aprenderá a ler e escrever, e ajudará na implantação de uma escola na região. O projeto, originalmente de José Lucas, fará um grande sucesso no Pantanal e terá Irma como uma de suas professoras.
Filó
Depois de um festão de casamento e, em seguida, perder o marido, o final agridoce de Filó não para por aí. A companheira de Leôncio herdará o “fardo” de não poder ver o Velho do Rio, como aconteceu com seu próprio marido anteriormente. Assim, ela saberá que Leôncio é a nova figura mítica através do relato de seus netos, mas não conseguirá vê-lo cara a cara.
Zuleica e… Eugênio?
Apesar de muita gente ter gostado da temporada que Bruaca passou com Eugênio (Almir Sater), ele se interessará por Zuleica (Aline Borges). Depois de se tornar a mais nova administradora das terras do ex morto, ela flertará com o navegante. Na ocasião, Eugênio terá decidido se aposentar e estará procurando um novo local “para se fincar”. Vem aí!
Zaquieu e mais uma reviravolta na história original
O final de Zaquieu também foi alterado por Bruno Luperi. Enquanto o folhetim da Manchete se limitava a retratar o peão nutrindo um amor platônico por Alcides, dessa vez, o ex-mordomo viverá um amor verdadeiro. A mudança veio após um pedido do próprio ator, Silvero Pereira. No ‘Encontro’ desta sexta-feira (7), o novelista revelou a chegada de um homem misterioso para Zaquieu bem no último capítulo.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques