O choro tá liberado! Faltam apenas alguns dias para “Pantanal” se encerrar e a reta final do folhetim da TV Globo promete muitas emoções, principalmente para o casal José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes). Segundo o Notícias da TV, nesta sexta-feira (16), o rei do gado finalmente se casará com a amada, mas nem por isso seu final será feliz.
Nos capítulos que já estão indo ao ar, os espectadores começaram a acompanhar os problemas de saúde que o empresário continuará enfrentando até o fim da novela. Às escondidas, o pecuarista visitará um médico e não vai sair nem um pouco feliz com as notícias. Percebendo uma piora na situação, ele resolverá reunir os filhos – Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) – para uma última excursão pela região.
A decisão deixará Filó com uma pulga atrás da orelha. Ela vai reclamar que o parceiro está apenas fingindo que está bem e que a viagem poderá agravar ainda mais a doença. Para acalmá-la, o filho do Velho do Rio (Osmar Prado) vai prometer se aposentar, mas nem isso vai deixar a amada confiante.
Sentindo o que o fim está próximo, o vaqueiro ainda tomará algumas atitudes para garantir o futuro da companheira. Além de colocá-la como sócia em seus negócios, Leôncio se casará com Filó. Finalmente! A cerimônia, que já foi gravada, chamará a atenção pela participação de vários atores da versão original da novela, exibida em 1990 pela TV Manchete. Além de Cristiana Oliveira – a eterna Juma Marruá -, Giovanna Gold, que viveu a Zefa, Sérgio Reis, intérprete de Tibério e Ingra Lyberato, a Madeleine da primeira fase, também marcaram presença na homenagem. Antonio Petrin, que deu vida a Tenório, chegou a ser convidado, mas se recusou a participar.
O momento emocionante acontecerá pouco antes de uma tragédia. Zé acordará com uma forte dor no peito e logo vai perceber que está tendo um infarto. Por mais que pense em ir ao médico, o peão sentirá que não terá tempo de se salvar e vai morrer, se reencontrando com seu pai. Vai ser muita emoção!