O Porta dos Fundos anunciou que não irá lançar seu clássico “Especial de Natal” este ano. A produtora confirmou a informação ao jornal O Globo nesta terça-feira (12), sendo a primeira vez que o projeto não é liberado em dez anos.
Segundo o comunicado, a obra seria protagonizada por Fábio Porchat e já estava gravada. “Decidimos não lançar o Especial de Natal este ano. Quando ele foi escrito e filmado, o mundo não enfrentava o que enfrenta hoje. Humor é timing e o timing para esse lançamento não é o adequado. A atual conjuntura pode fazer com que o olhar cômico do Especial de Natal se transforme em outra coisa. Qualquer novidade será comunicada oportunamente”, esclareceram os representantes.
Apesar de não dar mais detalhes sobre o cancelamento, o jornal apontou que o motivo pode ter sido a guerra entre Israel e Hamas, já que as gravações foram realizadas em agosto, em Niterói, no Rio de Janeiro, antes do conflito explodir em setembro.
O especial iria estrear na Paramount+ ainda esse mês e seria em um formato diferente de todos os outros, no qual Porchat apresentaria um stand-up comedy sobre o Velho Testamento, intitulado “Stand up e anda”.
O projeto marcaria uma parceria de três anos consecutivos com o streaming. Em 2022, o grupo lançou “O espírito do Natal”, que conta a história de cinco amigos que odeiam o Natal e matam acidentalmente um “invasor” vestido de vermelho na noite do dia 24 de dezembro. Já no ano anterior, Rafael Portugal deu a voz a um Jesus Cristo adolescente na animação “Te prego lá fora”.
Em 2019, o prédio da produtora responsável pelos conteúdos do Porta dos Fundos foi alvo de um ataque a bombas no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do grupo contou que dois coquetéis molotov foram atirados na fachada do imóvel na véspera do Natal. O atentado aconteceu depois da exibição do especial da Netflix que mostrava Deus mentiroso e Jesus gay.