Um britânico perdeu o grande prêmio do programa “Quem Quer ser um Milionário” após ser identificada uma fraude na resposta mais importante do jogo. Charles Ingram participou da atração em 2001, mas o processo continuou rodando por anos.
O homem seria o terceiro concorrente a vencer a quantia de £ 1 milhão (cerca de R$6,2 milhões, na cotação atual da libra), mas ele nunca chegou a receber o valor em sua conta bancária. Logo após acertar a última pergunta e emocionar a esposa, Diana Ingram, alguns espectadores apontaram que ele teria recebido uma “ajudinha” de alguém da plateia.
As suspeitas surgiram imediatamente, e o cheque foi tirado dele quando saiu do estúdio. Nos vídeos da época, é possível escutar uma pessoa tossindo bem depois da alternativa certa. Veja:
Ao término da gravação, a produtora levou o caso para a polícia junto de uma cópia da fita. Lá, os agentes identificaram que duas pessoas estavam tossindo: Diana e o professor Tecwen Whittock. Contudo, eles perceberam que a trapaça não foi apenas na pergunta final, mas em vários outros momentos da competição. Ao todo, foram 19 tossidas que corresponderam com as alternativas corretas. Os dois acusados fingiam tosse sempre que o participante lia em voz alta a resposta certa.
Com a acusação por “fraude ao obter título valioso”, o pagamento do prêmio foi suspenso e Charles precisou abdicar de seu posto como major do exército. Além disso, ele, Diana e Whittock foram condenados à prisão. Enquanto o professor pegou 12 meses de reclusão, o casal seguiu preso por seis meses a mais.
Em 2022, o apresentador Chris Tarrant contou como o golpe começou a ser desvendado em uma descrição no livro “It’s Not A Proper Job” (Não é um trabalho adequado, em tradução livre): “Voltei ao camarim dos Ingram para parabenizá-los. Mas fui parado por Eve, uma linda garota em nossa equipe de pesquisa que estava soluçando. ‘O que há de errado, Eva?’, perguntei. ‘O major acaba de me dizer para sair do camarim e ir embora. Fui vê-los com uma grande garrafa de champanhe, mas eles estavam tendo uma briga enorme’, disse ela”.
Durante o processo judicial, os jurados ouviram Charles, que alegou que a fita de vídeo do programa foi “manipulada injustamente”. O ex-militar continuou sendo uma personalidade da TV e fez diversas aparições em reality shows de competição, mas, em 2019, ele declarou falência pela quarta vez.