Hugo Gloss

A Fazenda 13: Após expulsão de Nego, programa omite cenas cruciais de caso e é criticado na web: “Romantizando estupro”

Fazenda Expulsao Nego Dayane Adriane

A edição de "A Fazenda 13" foi alvo de críticas por omitir acontecimentos sérios entre Nego do Borel e Dayane Mello. (Fotos: Reprodução/R7/PlayPlus)

O programa deste sábado (25) de “A Fazenda 13”, confirmou a expulsão de Nego do Borel, após as acusações de estupro recebidas pelo cantor. Entretanto, a edição foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. Vários espectadores notaram que o reality omitiu alguns momentos fundamentais para entender o que houve entre o funkeiro e Dayane Mello, como as cenas em que ela pedia para que ele parasse.

Cortes de beijos com Aline e boa parte da festa com outros peões

Durante a contextualização da festa “Glow in the Dark”, a edição focou seus cortes principalmente nas cenas de interações entre Dayane e Nego. Contudo, muitos momentos da noite ficaram de fora do programa, como a série de beijos da modelo com Aline Mineiro – algo que tem “passado batido” quando o reality vai ao ar. Ao longo da balada, a finalista do “Grande Fratello” também dançou e curtiu a noite com outros peões.

Estado de embriaguez

No final da festa, Dayane estava visivelmente muito bêbada, a ponto de cair pelo caminho até o quarto. Outra situação, que mostrava seu estado naquela noite, foi o momento em que quatro pessoas tiveram de ajudá-la a trocar de roupa, visto que ela não conseguia. Essas cenas também não foram transmitidas na TV.

https://twitter.com/OaugeM/status/1441946867110133761?s=20

Pedidos de Dayane para que Nego parasse

Além disso, dois momentos ainda mais importantes ficaram de fora da edição: as cenas em que Dayane pedia a Nego que ele parasse o que estava fazendo. O reality chegou até a transmitir (por duas vezes) uma outra parte em que a peoa falava que não podia fazer algo. “Nego, eu tenho uma filha. Não posso. Entendeu? Não posso”, dizia ela.

Porém, os trechos que mais preocuparam o público não ganharam espaço no programa. Em uma dessas situações, Dayane havia falado: “Para com isso, Nego”. Já em outra cena cortada, a participante pediu que ele parasse de fazer algo com a boca. “Para com essa boca! Para com essa boca!”, afirmou.

https://twitter.com/oarthuralmeida/status/1441957008312348675?s=20

https://twitter.com/vitorcoments/status/1441710798364155904?s=20

Repercussão e críticas

Para quem acompanhou os trechos nas redes sociais, a edição do programa foi realmente um choque. Não à toa, foram várias as críticas dos internautas sobre o que a emissora exibiu ao seu público. “A Record conseguiu montar uma edição inteira sobre a expulsão de um participante sem falar o motivo da expulsão do participante. Não jogaram nem no campo da ‘suspeita’. Foi tudo subjetivo, com meias palavras, meio obscuro”, comentou a jornalista Lola Ferreira.

“A edição é confusa. A Record não deixa claro pro telespectador os motivos da expulsão do Nego do Borel e expõe de forma excessiva a vítima. Que desgraça de edição equivocada. Sério, um dos maiores absurdos que já vi”, opinou o jornalista Gabriel Vaquer. “A Record está romantizando um estupro em setembro de 2021 ao vivo e a cores, estou horrorizada”, surpreendeu-se uma espectadora do programa.

https://twitter.com/tuitandogio/status/1441941763841794050?s=20

Até mesmo o perfil de Duda Reis, ex-namorada de Nego do Borel que fez graves denúncias ao cantor, se pronunciou sobre a questão. “Record, que desserviço. Vocês deram a impressão que ela ficou a festa inteira com ele (não é verdade), vocês NÃO mostraram as meninas tendo que colocar a roupa nela, ela pediu para ele parar TRÊS vezes e vocês não mostraram! Ela acordou sem shorts, fora os gemidos de madrugada”, opinou a atriz.

Além dessas, foram várias as outras reclamações nas redes sociais sobre a forma como o assunto foi tratado pela Record TV – desde a exibição, a edição, até a maneira como lidaram com Dayane. Passada a festa, a produção fez um interrogatório com a modelo, questionando-a sobre os fatos que aconteceram na madrugada. Apesar de ter dito que se lembrava de tudo, Day não soube responder sobre diversos momentos – como quando pediu que Nego parasse -, e nem se recordava da preocupação dos outros peões sobre seu estado.

Confira algumas das reações abaixo:

https://twitter.com/GiovanneTeamBR/status/1441943250705784832?s=20

https://twitter.com/gnomendes/status/1441951413978886145?s=20

Discurso essencial de Adriane Galisteu

O único ponto alto do programa ao vivo foi o encerramento de Adriane Galisteu. A apresentadora finalizou a atração com um discurso essencial sobre o consentimento. “Depois de tudo o que aconteceu, depois de tudo isso, vale o recado. Quando uma mulher diz não, é não. Quando uma mulher alcoolizada diz sim, também é não!”, afirmou ela, respirando fundo na sequência. “Difícil, né?”, concluiu, enquanto o programa terminava com sua tradicional trilha sonora.

Até mesmo Britto Jr, o primeiro apresentador do reality rural, ficou surpreso com a situação e deu sua opinião sobre a postura da emissora. “Como primeira mulher à frente do reality, Adriane Galisteu deve atirar o chapéu em nome da dignidade. Ou falar ao vivo o que pensa de verdade”, comentou o jornalista.

Sair da versão mobile