Nesta segunda-feira (14), familiares e a equipe de André Marinho, confinado em “A Fazenda 14“, apontaram racismo durante a dinâmica do quadro “A Fazenda – Última Chance”, do programa “Hora do Faro”. Desta vez, os participantes tinham que escolher uma obra de arte para avaliar e cada uma delas trazia a imagem de um peão do reality rural. Para o cantor, foi usada a obra de arte de Candido Portinari, “O Lavrador de Café”.
Após a exibição das imagens neste domingo (13), a equipe do artista emitiu uma nota repudiando a decisão da emissora em usar uma arte que retratou a realidade de muitos brasileiros negros durante a escravidão. “Alguns temas são muito sérios para virarem brincadeira. O quadro do Portinari onde o André foi representado em uma dinâmica, é uma obra prima que ficou famosa por retratar a triste realidade que assolou milhares de negros, que durante anos foram escravizados, torturados e submetidos a condições desumanas por um longo e triste período da nossa história”, iniciou a nota
“Por este motivo, não é de bom tom retratar a escravidão em forma de brincadeira em nenhum contexto. Muitos fãs nos procuraram para mostrar constrangimento e indignação, assim como nós da família sentimo-nos constrangidos e acreditamos que o André poderia ser melhor retratado por diversas figuras com contexto mais apropriados”, disse.
Os representantes do peão completaram explicando um pouco da vivência dele e afirmando que ele poderia ter sido melhor representado com outra obra. “A família Marinho já passou por diversos episódios de preconceito, inclusive com seus filhos, e por isso entendemos que não devemos nos calar diante de certas atitudes, e sim, aproveitar o momento para conscientizar. É este tipo de associação que não deve ser normalizada, pois representa um racismo estrutural que deve ser combatido, e não disseminado”, concluiram. O mesmo comunicado também foi postado pela esposa do artista, Drika Marinho, nas suas redes sociais. Leia o texto completo abaixo:
No Twitter, a equipe de André também comentou o assunto e pediu respeito ao participante. “O André é exatamente aquela pessoa do reality, ele acaba aceitando as coisas por medo de se expor ou perder algo, mas nós da família e equipe, nos sentimos muito constrangidos com tudo isso e temos nosso lugar de fala sim! André merece respeito”, escreveu.
O André é exatamente aquela pessoa do reality, ele acaba aceitando as coisas por medo de se expor ou perder algo, mas nós da família e equipe, nos sentimos muito constrangidos com tudo isso e temos nosso lugar de fala sim!
ANDRÉ MERECE RESPEITO pic.twitter.com/DKn248Wa3q— André Marinho 🎥 (@andremarinho_) November 14, 2022
Quem também se pronunciou foi o filho do ex-vocalista da banda Br’oz, o pequeno Lucas. Ele compartilhou, através do Instagram de Drika, o relato de como foi ver o seu pai nesta situação em rede nacional. “Meu pai foi retratado numa pintura da época da escravidão e isso me incomodou muito, porque eu sendo negro, já tendo sofrido racismo e lembrar de toda a história que os negros já viveram não faz bem. E aí, num programa de TV, meu pai ser retratado numa pintura da escravidão, não é uma coisa legal de se ver”. Assista ao vídeo completo abaixo:
“Existem várias e várias formas de representar meu pai como um homem negro, mas porque usaram justamente uma pintura da escravidão? Eu não consigo entender isso.”
ANDRÉ MERECE RESPEITO pic.twitter.com/TtDaj3tE0h— André Marinho 🎥 (@andremarinho_) November 15, 2022