Esta semana, investigações da polícia do Rio de Janeiro sobre declarações dadas pelos participantes Maycon e Paula no “BBB19” viram à tona através de uma reportagem do jornal Extra. Pesam sobre o vendedor de queijos, afirmações sobre intolerância religiosa, maus-tratos a animais e zoofilia. Ainda que Maycon permaneça confinado e portanto alheio a toda essa repercussão, o perfil do rapaz no Instagram emitiu nesta quarta-feira (13), um comunicado assinado por sua “família” e por “amigos” dele.
No texto, eles pedem desculpas ao telespectadores pelas declarações do participante e prometem que após o reality, Maycon fará o mesmo. “Referente a comentários ditos, equivocados ou não, nos sentimos constrangidos e envergonhados. Viemos nos desculpar publicamente. Sua falta de conhecimento e instrução nos leva a frases preconceituosas enraizadas na infância dos brasileiros. Após o reality, ele mesmo virá a público através desse mesmo canal para se desculpar. Terá também oportunidade de aprender mais sobre o assunto“, alega o comunicado.
Em seguida, a declaração de Maycon de que teria perdido a virgindade com uma bezerra – investigada no momento pela 32ª DP do Rio de Janeiro – foi contestada pela própria família. “Referente a zoofilia esclarecemos que estes atos nunca foram praticados por ele. Se na ingenuidade de suas brincadeiras dentro casa ele disse qualquer comentário referente a prática, esclarecemos com o vídeo acima. Repudiamos tais atos e assim como vocês, não gostamos da brincadeira“, ressaltou o texto. Confira a íntegra:
https://www.instagram.com/p/BtzWlfQAglO/
No início do reality, mais precisamente na segunda semana de confinamento, o participante Vanderson Brito foi expulso após três mulheres o denunciarem à Polícia Civil do Acre por estupro, lesão corporal e importunação ofensiva ao pudor. Já nesta segunda-feira (11), a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro divulgou que também está em curso uma investigação sobre declarações de cunho preconceituoso dadas no programa.
Apresentador se manifesta
Na edição desta quinta-feira (14), Tiago Leifert falou ao vivo sobre a situação, ressaltando que a emissora já está cooperando com as investigações. “Durante esse primeiro mês de BBB19, comentários feitos dentro da casa ofenderam algumas pessoas. Muitas vezes, os próprios participantes discutiram e se corrigiram. Outras vezes, o comentário passou batido lá dentro, mas não aqui fora“, disse o apresentador.
“Os vídeos contendo as falas consideradas ofensivas foram enviadas às autoridades competentes e estão em avaliação. Dependendo do parecer dessas autoridades, o programa tomará providências, como sempre tomou“, informou Leifert.
“Enquanto isso, nós da TV Globo acreditamos que o diálogo é o melhor caminho. Há dois anos temos uma campanha que diz que tudo começa pelo respeito. A diversidade é um dos pilares da empresa e isso fica claro na nossa programação. É nisso que a gente acredita. Então, por enquanto, vamos seguir o jogo, com o olhar sempre atento“, finalizou ele.