As primeiras semanas do “BBB 23” foram cercadas de tensão. Nesse período, Antônio Cara de Sapato enfrentou algumas crises de ansiedade, que chamaram atenção do público. O irmão do lutador, Mário Figueiredo, falou sobre o assunto em entrevista à Quem, divulgada hoje (1º). Segundo ele, essas questões de saúde mental começaram ainda na infância de Antônio, quando ele foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette.
O transtorno neuropsiquiátrico é caracterizado por tiques físicos, mas também podem provocar ansiedade, irritabilidade e fobia social, de acordo com o site do doutor Drauzio Varella. “Aos nove anos ele começou a apresentar alguns sintomas e posteriormente ele foi diagnosticado com Síndrome de Tourette, que é um transtorno neuropsiquiátrico hereditário, que causa alguns tiques. As crises de ansiedade vieram depois”, recordou Mário.
https://twitter.com/fernandalizei/status/1619447019826974722?s=20&t=z25REqyrxdNQKHi1RGXYsg
o cara de sapato tendo uma crise de ansiedade e a amanda acolhendo ele. que ação linda a dela. não é tentar solucionar aquilo, é só mostrar que o outro não está sozinho e que vai passar. pic.twitter.com/4Z0hKTI3gA
— Ansiedadeconvivendo (@ansiedadeconv) January 29, 2023
Com o passar dos anos, o acompanhamento médico, psicológico, e o próprio esporte contribuíram para amenizar os sintomas da síndrome. “O Sapato sempre teve acompanhamento e as crises nunca chegaram a um estado crítico ou atrapalhá-lo em sua profissão ou vida pessoal. Os sintomas dessa síndrome vão amenizando no decorrer da vida adulta. Aqui fora, o Sapato faz acompanhamento com psicólogos e especialistas há muitos anos. A disciplina que ele tem com o esporte e estar com a cabeça sempre ocupada com outras atividades ajudam muito”, comentou o irmão.
Nos momentos em que as coisas apertaram no reality, o campeão mundial de MMA contou com a ajuda de Amanda Meirelles, que o tranquilizou e o auxiliou durante crises. Do lado de fora, a família tem visto a relação deles com bons olhos. “Com certeza a ajuda da Amanda foi essencial naquele momento, ela se mostrou uma verdadeira amiga e companheira para ele. Desistir não passa pela cabeça dele, ele é um atleta e os atletas têm um preparo físico e psicológico muito grande para situações como essas. A amizade deles tem surpreendido todo mundo positivamente, e para o jogo está sendo muito bom”, pontuou.
Mário foi só elogios à médica: “Eles estão se fortalecendo lá dentro, um apoiando o outro. A Amanda tem se mostrado uma pessoa muito legal e carinhosa com ele. Ela é uma mulher incrível. Eles se deram muito bem”. Apesar da grande torcida do público, o irmão de Sapato não se arrisca a dizer se o brother ainda pode viver um romance com Amanda. “Gostamos bastante dela, mas é difícil falar pelo Antonio. Ele é um cara muito carinhoso e, o que acontecer entre eles, vamos super apoiar, seja amizade ou algo mais. Eles juntos estão sendo incríveis”, declarou Figueiredo.
Meses antes de entrar na casa mais vigiada do Brasil, em setembro do ano passado, Cara de Sapato já havia se declarado e expressado seu carinho ao irmão. “Hoje é aniversário de uma das pessoas mais importantes da minha vida! Mário, obrigado por ser quem você é… O melhor irmão que alguém poderia ter! Conte comigo sempre para o que precisar! Te amo”, escreveu o lutador, dividindo uma série de registros com o maninho. Own! Fofos, né?