Uma brasileira de 34 anos, que está participando do “Big Brother Verão“, de Portugal, não tolerou o deboche de uma participante e protagonizou uma discussão acalorada no confinamento. Em cenas que circulam nas redes sociais, Ana Catharina sobe na mesa e aponta o dedo para Catarina Miranda, acusada de xenofobia por internautas. “Repete, garota!“, disparou.
A briga começou quando Catarina estava com outro brother e passou a provocar Ana. “Ai, gente, quando você achar noção, me liga“, disse a portuguesa, imitando o sotaque da brasileira. Ana foi até Catarina e questionou: “Oi? Eu não entendi, repete? Fala na minha cara“.
Em seguida, a brasileira subiu na cadeira, colocou o pé na mesa e indagou a portuguesa, que começou a rir sem parar. “Repete que agora quero ouvir. Eu não tô ouvindo, fala mais alto que o microfone não pega. Fala mais alto! Eu quero ouvir você falar sobre o meu sotaque no microfone! Repete, garota!“, mandou Ana.
“O que é isso? O que incorporou nela? Você está fazendo yoga?“, ironizou Catarina. “Você não vai repetir? Não tem coragem? É muito legal fazer cena, mas você não tem coragem! Você está sacaneando meu sotaque e eu não admito. Você pode fazer o que quiser, mas você não vai sacanear o meu sotaque“, rebateu a brasileira, sendo acalmada por outros participantes.
Assista:
🚨 Brasileira Ana Catharina sofrendo xenofobia no Big Brother em Portugal e colocando a Catarina Miranda (participante portuguesa) no lugar dela após debochar do sotaque da brasileira. pic.twitter.com/Z5lb2LfUkW
— Televizona 📺 (@TeIevizona) July 7, 2025
Declaradamente feminista, Ana afirmou no início do reality que evitaria votar em mulher. Contudo, após o ocorrido, explicou o voto em Catarina e reforçou seu posicionamento. “Ela vir na minha cara e sacanear o meu sotaque duas vezes, eu não admito. Hoje eu votei em mulher, porque acho que antes de qualquer gênero, a pessoa precisa ter um bom caráter, precisa respeitar a nacionalidade dos outros, respeitar os mais velhos e a saúde mental das pessoas. Não é o que ela faz“, declarou.
O “Big Brother Verão” é uma edição especial com ex-participantes. A brasileira participou da edição do “Big Brother” de Portugal em 2020, quando se destacou como uma das vozes mais autênticas e ativistas do programa. Um dos momentos mais marcantes dela na casa foi quando recebeu a notícia da morte de seu pai, em decorrência da pandemia da Covid-19. Apesar de ter ganho o carinho do público, ela acabou ficando em quinto lugar.
Equipes se manifestam
Diante da repercussão, a equipe da portuguesa se pronunciou sobre o ocorrido. “Durante um momento de maior tensão com a concorrente Ana Catharina, a Catarina utilizou uma entoação associada do sotaque brasileiro, sem qualquer intenção de promover estereótipos negativos, ridicularizar ou desrespeitar a comunidade brasileira“, informou.
“Entendemos que esta situação possa ter sido recebida de forma sensível por alguns espectadores e, por isso, lamentamos se alguém se sentiu ofendido ou desvalorizado. Reafirmamos que a Catarina defende o respeito absoluto por todas as culturas e nacionalidades“, completou.

Nas redes sociais, a equipe de Ana também se manifestou e reuniu cenas que comprovam os ataques de Catarina no reality show. “Ana tem sido alvo constante de provocações por parte de Catarina Miranda. Do sotaque às atitudes mais simples do dia a dia — tudo vira motivo de deboche. Seja levando o lixo, se exercitando ou apenas se divertindo com os colegas, Ana tem sido constantemente questionada e interpretada de forma negativa por Catarina Miranda. Tudo vira motivo. Tudo parece ser motivo. Em meio aos olhares e julgamentos, Ana segue tentando manter a leveza“, declarou.
Confira:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques
Ver essa foto no Instagram