A “treta” entre a TV Globo e a Record TV continua rendendo. Segundo informações do Notícias da TV, a emissora de Edir Macedo está acusando o canal carioca de plágio na chamada de lançamento da nova temporada do “The Voice Kids“. Esta é a segunda alegação da Record contra a Globo em três meses.
Na peça publicitária em questão, a emissora líder de audiência usou crianças cantoras interagindo com adultos dentro de um supermercado. Uma menina se aproxima de uma senhora cantando “Fico Assim Sem Você” (originalmente de Claudinho & Buchecha) e então é acompanhada por outras famílias na performance espontânea. O comercial termina com a data de estreia da competição de canto da Globo.
A Record alegou que um conceito similar foi usado por eles em 2014, durante a divulgação da novela “Vitória”. No caso da emissora de Macedo, dois fatores diferenciam a peça: no lugar de crianças no supermercado, são os “vendedores” de uma livraria que começam a cantoria do clássico “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas (1945-1989), o tema da novela da Record. Em vez de famílias, os clientes do local é que se surpreendem, mas começam a cantar junto com os vendedores, que na verdade são um coral. Confira abaixo:
https://twitter.com/MidiasSo/status/1641418060140511232?s=20
https://twitter.com/MidiasSo/status/1641417970470494209?s=20
Ambas as emissoras utilizaram o conceito de “flash mob”, quando um grupo de pessoas se reúne repentinamente em ambiente público para a realização de uma apresentação atípica (musical ou de dança) por um curto período de tempo, antes de deixar o local como se nada tivesse acontecido. O conceito foi muito popular na web entre 2003 e 2013.
Em nota ao NTV, a Record TV reforçou que viu plágio na chamada do “The Voice Kids” e que ficou incomodada ao assistir ao comercial da concorrente. A emissora, no entanto, ainda não tomou qualquer atitude com relação ao suposto plágio e está avaliando o que fazer. A Globo, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto.
Em dezembro do ano passado, a Record já havia acusado o canal carioca de se inspirar em suas chamadas, após a divulgação do primeiro teaser do “BBB 23“. Segundo a Record, a Globo teria copiado um comercial do reality “A Casa”, de 2017, apresentado por Marcos Mion. O caso, entretanto, não teve grandes consequências ou repercussão.