Hugo Gloss

Record terá que indenizar tiktoker Victor Han após confundir comida com droga; saiba valor

Reprodução/Instagram/Record

A Record foi condenada a indenizar o tiktoker Victor Han por conectá-lo a uma reportagem do “Fala Brasil”, sobre tutoriais de cultivo de drogas nas redes sociais. A matéria, feita no ano passado, também foi exibida na Record News.

Nesta terça-feira (13), o f5, da Folha de S. Paulo, informou que a condenação aconteceu em segunda instância na 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O caso ainda cabe recurso em esferas maiores da Justiça, como o STJ.

Victor Han possui 2,1 milhões de seguidores no TikTok. Ele costuma viralizar com conteúdos informativos e curiosidades sobre alimentação e botânica. Em um de seus vídeos tutoriais, Han ensinava a cultivar cogumelos do tipo shimeji, bastante utilizado na gastronomia, especialmente a oriental.

Entretanto, em abril de 2023, a emissora usou a gravação do tiktoker em uma reportagem sobre tráfico de cogumelos alucinógenos na internet. Na época, ele compartilhou o vídeo no X, antigo Twitter. Veja:

Ainda segundo o f5, que teve acesso ao processo, o tiktoker disse que, por conta da reportagem, precisou interromper o seu trabalho para esclarecer aos seus seguidores que não estava envolvido em atos criminosos.

A ré (Record) deturpou seu conteúdo, colocando Victor como traficante de cogumelos alucinógenos, não apenas na televisão, mas no site oficial e nas redes sociais das empresas. O conteúdo das matérias foi suficiente para identificar seu trabalho e sua pessoa, causando violação à sua imagem, honra e grande desgaste emocional“, afirmaram os advogados de Han.

Victor pediu R$ 20 mil de indenização. A Justiça concordou com a defesa do tiktoker e determinou que a emissora pagasse R$ 8 mil. Ele, entretanto, poderá recorrer para conseguir aumentar o valor. Ao f5, a emissora informou que não fala de casos judiciais. A condenação foi confirmada pelos advogados de Han.

Han poderá recorrer para aumentar o valor da indenização. (Foto: Reprodução/Instagram)
Sair da versão mobile