Faustao Selmy Yassuda

Saída antecipada de Faustão pega até equipe do programa de surpresa, diz site; TV Globo muda grade após anúncio — confira!

Se o público ficou em choque com a notícia de que Fausto Silva não retornará mais ao “Domingão do Faustão”, nos bastidores do programa, não foi diferente. Nesta quinta-feira (17), o Notícias da TV revelou que a decisão da TV Globo de antecipar a saída do veterano – sem uma despedida oficial em vista – pegou a todos de surpresa. A emissora também já fixou o nome de Tiago Leifert na grade dominical.

De acordo com a reportagem do NTV, a equipe ficou “incrédula” com o comunicado da empresa. Segundo as informações, na terça-feira (15), Faustão chegou a participar de uma reunião sobre os detalhes das semifinais e da final da “Super Dança dos Famosos”. Até ontem (16), o apresentador cumpriu normalmente o que lhe foi pedido. Hoje, no entanto, a Globo confirmou que ele não volta mais ao programa. Tiago seguirá no lugar de Silva e gravará a atração já nesta sexta (18).

Tiago Leifert Substitui Faustão
Tiago Leifert substituirá Faustão definitivamente a partir do próximo domingo, até que Luciano Huck assuma a faixa horaria. (Fotos: Reprodução/Globo)

Com a mudança, a Globo já alterou sua programação em seu site. No horário que antes era reservado ao “Domingão”, das 18h05 às 20h, agora é possível ver apenas “Super Dança dos Famosos”. A descrição do programa é bem sucinta, mas já deixa claro o novo apresentador. “Tiago Leifert nas tardes de domingo”, diz o texto.

Nas demais áreas da empresa, o anúncio veio apenas com o comunicado oficial. Mas o clima também é de incertezas… O planejamento do setor Comercial era de que Fausto ficasse no ar até o fim de 2021, como já havia sido divulgado. Agora, fontes ouvidas pelo NTV temem que o mercado publicitário não reaja bem à novidade inesperada na grade dos domingos. Isso porque os anúncios da faixa horária do “Domingão” são bem caros, enquanto acredita-se que o desempenho das ações comerciais se deva ao próprio carisma do apresentador.

Continua depois da Publicidade

Acima de tudo, segundo a reportagem, o que mais revoltou foi a questão de que Faustão não teria a chance de se despedir do seu público – mesmo após mais de três décadas de sucesso com seu programa. Para os insiders, o gesto seria um desrespeito para com o apresentador, devido a toda sua contribuição para a emissora.

Web se revolta pela falta de despedida

Nas redes sociais, o clima também foi de indignação. Jornalistas, profissionais da comunicação e outras personalidades bateram na tecla de que Fausto merecia despedir-se oficialmente de seu público. “A Globo tinha que deixar o Faustão se despedir direito do público”, escreveu o colunista de TV, Chico Barney. “A Globo se aproveitar da infecção urinária que o Faustão teve para antecipar sua saída do Domingão e fixar o Tiago Leifert, impedindo que o apresentador se despeça do público que o acompanha há 32 anos, é um desrespeito não só ao Fausto como a todos os telespectadores. Um absurdo”, incomodou-se Sérgio Santos.

Continua depois da Publicidade

Fefito, do “BuzzFeed Brasil”, enfatizou que este seria um ato de ingratidão da empresa. “Não permitir que Faustão se despeça do público é sinal de ingratidão. Globo estuda possível adeus em VT”, escreveu o jornalista. “Faustão passou anos na Globo, líder absoluto de audiência, fez o caixa da emissora transbordar de dinheiro, e foi dispensado sem a oportunidade de se despedir. Na hora de demitir, as empresas raramente consideram o histórico do profissional e o descartam como lixo”, comentou Gabriel Perline.

Não foram poucas as reações de choque com a notícia. Prova disso é que o nome de Fausto Silva figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter. Entre memes e comparações com outros momentos da TV brasileira, grande parte dos telespectadores demonstraram opiniões críticas à saída antecipada do veterano do canal. Confira:

Continua depois da Publicidade

Continua depois da Publicidade

Nesta quinta-feira (17), a TV Globo alegou que “razões estratégicas e internas” determinaram o rompimento do contrato de mais de 32 anos com Fausto Silva. O canal decidiu que Tiago Leifert ficará à frente do “Domingão do Faustão” até que seja viável a estreia de um novo dominical, sob comando de Luciano Huck.

Leia o comunicado na íntegra e saiba todos os detalhes da decisão, clicando aqui.