A série “13 Reasons Why” foi um fenômeno da Netflix que levantou uma discussão importante sobre depressão e suicídio entre os jovens. Pensando no impacto da história em seus telespectadores, a gigante do streaming encomendou uma pesquisa ao Centro de Mídia e Desenvolvimento Humano da Universidade Northwestern e os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (21).
“Logo após o lançamento da primeira temporada, vimos uma conversa global explodir sobre os polêmicos tópicos abordados pela série e percebemos que tínhamos a responsabilidade de apoiar essas importantes discussões“, disse Brian Wright, vice-presidente de conteúdo original da Netflix. E os resultados do estudo indicaram que:
– 71% dos adolescentes e adultos jovens consideraram que se identificavam com a série, e quase três quartos dos jovens disseram que o programa fez com que eles se sentissem mais confortáveis para processar assuntos difíceis.
– Mais de 50% entraram em contato com alguém para pedir desculpas pelo modo como as trataram.
– Quase 75% dos adolescentes disseram que tentaram ser mais atenciosos sobre como eles tratavam os outros depois de assistir à série.
– Dois terços dos pais pediram que o elenco saísse de seus personagens para discutir como obter apoio.
– Mais da metade dos pais querem mais orientação de especialistas em saúde mental.
Assim que foi lançada, “13 Reasons Why” se tornou um dos maiores sucessos da Netflix e foi alvo de discussões polêmicas em que especialistas em psicologia e saúde mental criticaram a série por usar a culpa como um dispositivo de enquadramento para uma narrativa suicida e por, de certa forma, romantizar a representação do suicídio.
“A esperança é que os passos que estamos dando agora ajudem a dar suporte a conversas mais significativas, já que a segunda temporada será lançada ainda este ano. Vimos em nossa pesquisa que os adolescentes tomaram medidas positivas depois de assistir à série e agora – mais do que nunca – estamos vendo o poder e a compaixão desta geração advogando em nome de si mesmos e de seus pares“, acrescentou Wright.
Já se preparando para a segunda temporada, a empresa anunciou também que lançará um ‘after show’, semelhante ao “Beyond Stranger Things”, em que os atores, especialistas e educadores discutirão temas como bullying e comentarão os acontecimentos da série.
Nesta quarta (21), ainda foi divulgado um vídeo em que membros do elenco mandam uma mensagem de apoio aos telespectadores e fazem um alerta de que “a série pode não ser adequada pra você“, em referência àqueles que enfrentam algum tipo de problema.
Aqui no Brasil, a Netflix ainda divulgou um vídeo da campanha de #QueBomQueVocêFalou com depoimentos de mais três pessoas que foram inspiradas pela série e se abriram sobre suas próprias experiências traumáticas. Veja abaixo:
A segunda temporada de “13 Reasons Why” tem estreia prevista para 2018.
[Via Entertainment Weekly]