13 Reasons Why: Episódio final tem morte chocante, reaparição de personagens que se foram, e homenagem a cena da primeira temporada com Hannah; Saiba tudo!

A quarta e última temporada de “13 Reasons Why” finalmente está entre nós. Os dez capítulos finais da série chegaram nesta sexta (05) à Netflix e, neles, os alunos precisam lidar com as consequências de Monty de la Cruz (Timothy Granaderos) ter sido preso erroneamente pela morte de Bryce Walker (Justin Prentice) e morrido na cadeia, enquanto se preparam para a graduação.

Após muitos altos e baixos, o último episódio da produção termina com uma morte chocante – e muito triste – várias revelações e uma homenagem sutil a uma cena da primeira temporada, deixando uma sensação de encerramento. Continue lendo para saber o que aconteceu, mas saiba que terão muitos spoilers pela frente.

Alerta de spoilers! (Foto: Reprodução/Tumblr)

A Morte

Infelizmente, precisamos nos despedir de Justin Foley (Brandon Flynn) na quarta temporada. No penúltimo episódio, o personagem explica que teve uma recaída em sua recuperação das drogas, mas estava de volta à sobriedade. Ele vai até o baile de formatura mas, lá, durante uma dança com Jessica (Alisha Boe), acaba desmaiando.

O último capítulo começa com a revelação de que ele contraiu HIV enquanto estava morando nas ruas. O médico explica para a família Jensen que Justin pode ter contraído o vírus tanto de agulhas contaminadas por causa das drogas, ou por ter trabalhado com sexo. Então, eles descobrem que o vírus já evoluiu para AIDS e o personagem morre, pouco antes da formatura.

Justin morre no final da série (Foto: Reprodução/Netflix)

Volta de Hannah

Havia muita expectativa em torno de uma aparição de Katherine Langford nesta temporada. Embora tenha sido breve e sutil, Hannah Baker realmente surgiu no final. Logo após a formatura, Clay está tendo uma conversa com o fantasma de Justin sobre amar as pessoas que mais os magoaram, quando vê a menina sentada nas bancadas do ginásio, com o mesmo vestido roxo que usou no baile da escola na primeira temporada.

A homenagem à cena vem como uma forma de mostrar que o protagonista finalmente está pronto para seguir em frente com a morte da garota que amava e tudo o que aconteceu no passado. Neste momento, ele é interrompido por uma menina chamada Heidi, que também vai para a Universidade Brown, e queria conversar sobre o próximo ano na faculdade.

Hannah aparece brevemente em uma visão de Clay (Foto: Reprodução/Netflix)

Destinos

Não é só Clay que vai para a faculdade, Jessica também passa na universidade Berkeley com uma redação sobre seu trabalho em aumentar a conscientização sobre violência sexual na escola. Zach (Ross Butler) decide estudar música e Tony (Christian Navarro) recebe incentivo do pai para vender a mecânica e seguir seu próprio caminho.

Enquanto isso, a verdadeira pessoa que matou Bryce não é descoberta pela polícia. Alex (Miles Heizer) consegue se safar e sai do armário, namorando Winston a princípio, mas, depois, termina a série com Charlie.

Jessica também conseguiu seguir em frente de seu trauma por ter sido estuprada por Bryce (Foto: Reprodução/Netflix)

Conclusão

Em uma das últimas cenas, todos os amigos se unem para enterrar a caixa com as fitas da Hannah, finalmente deixando o espírito dela descansar. Eles, então, fazem uma promessa para sempre chamarem um ao outro caso precisem de ajuda.

Apesar de tudo, a dor os tornou amigos (Foto: Reprodução/Netflix)