Um ex-executivo foi condenado à morte pelo assassinato do fundador de uma importante empresa chinesa de jogos eletrônicos. Xu Yao envenenou o dono da Yoozoo Game, Lin Qi, em dezembro de 2020, por causa de uma disputa sobre a administração do negócio. A companhia é dona dos direitos autorais da série “O Problema dos 3 Corpos”, que estreou na Netflix em março e conquistou o público de vários lugares do mundo.
Lin, que tinha 39 anos, morreu no dia 25 de dezembro. A polícia prendeu Xu alguns dias depois. Ele teria se recusado a confessar o crime e não revelou que veneno usou, complicando os esforços dos médicos para salvar a vida do empresário. Quatro outras pessoas ficaram internadas em estado grave, mas sobreviveram. As acusações descritas no Primeiro Tribunal Popular Intermediário de Xangai disseram que Xu envenenou bebidas no escritório entre setembro e dezembro daquele ano, mesmo período quando aconteceram as negociações para a adaptação do programa.
No fim de março, o tribunal tornou público os detalhes do crime. O assassinato de Lin foi descrito como “tão bizarro quanto um blockbuster de Hollywood”. Reportagens da mídia chinesa citaram fontes da empresa e documentos judiciais que apontam uma história de ambição corporativa e rivalidade. Para executar o homicídio, Xu teria feito um planejamento meticuloso, inclusive testando venenos em pequenos animais em um laboratório improvisado. No julgamento, suas ações foram classificadas como “extremamente desprezíveis”.
A revista de negócios chinesa Caixin revelou que Xu era advogado e entrou na Yoozoo em 2017 para chefiar uma subsidiária chamada The Three-Body Universe, que administrava os direitos da obra. Mas, não muito tempo depois, ele foi rebaixado e seu salário reduzido, aparentemente devido ao mau desempenho. O veículo ainda apontou que Xu teria se inspirado no seriado “Breaking Bad” para cometer o crime.
Na época, a Yoozoo disse que a morte foi anunciada pela família do empresário, sem especificar a causa. A organização detém os diretos da série que estreou recentemente na Netflix, baseada em uma trilogia best-seller de ficção científica chinesa. Lin começou a trabalhar com a plataforma de streaming, David Benioff e DB Weiss – criadores de “Game of Thrones” – para levar a saga da invasão alienígena ao público internacional.
Lin gastou milhões de dólares em 2014 comprando as e licenças relacionadas aos livros originais, escritos pelo autor Liu Cixin. A trama conta a história de um engenheiro contratado para investigar uma onda de suicídios cometidos por cientistas e descobre uma conspiração extraterrestre. Lin, que era considerado uma “estrela em ascensão”, queria construir uma franquia de programas de televisão e filmes semelhante a “Star Wars“.
Na adaptação da Netflix, um grupo de físicos procura compreender por que as experiências científicas em todo o mundo falhando. O elenco da série de oito episódios inclui os atores Eiza Gonzalez, Jovan Adepo, Jess Hong e Jonathan Pryce, enquanto Brad Pitt, Rosamund Pike e Rian Johnson estão entre os produtores executivos do programa.
De acordo com uma reportagem do The Hollywood Reporter de janeiro, Benioff disse que o assassinato foi “certamente desconcertante”. “Quando você trabalha neste negócio, espera que surjam todos os tipos de problemas. Alguém envenenando o chefe geralmente não é uma delas”, disse ele.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques