Billy Porter fez uma revelação chocante em episódio recente do podcast “Ways to Change the World”. Na conversa com Krishnan Guru-Murthy, o ator falou sobre sua participação na greve contra os grandes estúdios de Hollywood e as reivindicações feitas. Ele destacou que recebe cheques de apenas US$ 0,06 (cerca de R$ 0,29) pela exibição de “Pose” no streaming, série que lhe garantiu um Emmy.
O astro começou explicando que a renda de muitos artistas provém da distribuição das séries, e por esta razão é preciso que o valor de repasse seja justo. “É onde você ganha dinheiro para o resto da sua vida. Toda vez que eles (estúdios e streamings) exibem a série na televisão, as pessoas estão ganhando dinheiro. O suficiente para viver”, pontuou. No entanto, quando trata-se das plataformas digitais, não é assim que funciona.
“Agora, quando você vai para o streaming, você recebe pela exibição de seis ou até treze episódios. Se você tiver sorte. Agora, o nosso salário foi cortado pela metade, simplesmente por conta da nova estrutura”, criticou Porter. Logo em seguida, ele entregou quanto recebe pela exibição da série que marcou sua carreira.
“Eu estou recebendo cheques de seis centavos por ‘Pose’, uma série pela qual eu ganhei um Emmy. Isso é o que nós estamos recebendo”, disse o artista. Os baixos valores dos pagamentos residuais foram a razão principal para ele e o elenco participarem das manifestações. “É por isso que estivemos em greve durante 118 dias. Não, vocês não farão mais isso conosco”, protestou. Assista:
O Billy Porter revelando que está ganhando cheques de 6 CENTAVOS por ‘Pose’ 🤯😨 Ele disse que precisou vender a casa… pic.twitter.com/daUHJCUFt5
— ARTH (@anthunesarth) December 14, 2023
Billy Porter também se abriu sobre a venda de sua casa. Ele anunciou publicamente o ocorrido em agosto deste ano, quando enfrentava simultaneamente o divórcio de Adam Smith, com quem foi casado por seis anos. “Você realmente perdeu sua casa?”, quis saber o apresentador do podcast.
“Sim! Por que eu estaria mentindo?”, rebateu o astro. “Todos neste negócio, exceto aqueles que estão ganhando dinheiro, estão a três meses de ficar sem teto. Se você for demitido amanhã e não conseguir um emprego em três meses, você está [na rua]. É assim que funciona. Não é justo, não está certo”, desabafou ao final.
A greve SAG-AFTRA de 2023 teve início em 2 de maio, e foi liderada pelo sindicato Screen Actors Guild (Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio) devido à disputa trabalhista com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). As manifestações se encerraram definitivamente em 9 de novembro. Saiba todos os detalhes, clicando aqui.
Assista ao episódio completo: