A série de animação original da Pixar com a Disney, “Win or Lose” (“Ganhar ou perder”, em tradução literal), teve um enredo transgênero retirado da história, segundo informações do portal The Hollywood Reporter divulgadas nesta terça-feira (17).
A produção contará a história de um time de softball misto do ensino fundamental, os Pickles, com cada um dos seus oito episódios focado em um personagem diferente. As narrativas incluem as perspectivas de um jogador, do técnico, do árbitro e de outros possíveis integrantes da equipe.
O personagem trans da série ainda continuará na trama, no entanto, algumas de suas falas, em que a transição de gênero é citada, foram cortadas ou alteradas.
Em entrevista ao THR, um porta-voz da Disney confirmou as informações e esclareceu o porquê da decisão: “Quando se trata de conteúdo animado para um público mais jovem, reconhecemos que muitos pais preferem abordar certos assuntos com seus filhos no momento e nos termos que acharem mais adequados“. A empresa não quis dar mais detalhes sobre o assunto.
“Win or Lose” estava programada para estrear ainda em 2024, mas foi adiada e só terá seu lançamento em 19 de fevereiro do ano que vem. A produção foi criada por Michael Yates, Carrie Hobson e David Lally.
Atriz Transgênero
Chanel Stewart, a atriz que dá voz ao personagem transgênero da série, se pronunciou em entrevista ao portal Deadline. Stewart, que também é uma jovem trans, disse estar “desanimada” com a situação e ressaltou a importância de ter histórias como a dela retratadas em produções juvenis.
“Desde o momento em que li o roteiro, fiquei empolgada para compartilhar minha jornada e ajudar a empoderar outros jovens trans. Eu sabia que seria uma conversa importante. Histórias trans importam e merecem ser contadas“, declarou.
Chanel foi informada da alteração da trama na noite de segunda-feira (16), apesar de informantes da produção confirmarem à THR que a decisão da retirada aconteceu há alguns meses.
Confira o trailer da série: