‘Game of Thrones’: Escuridão em excesso da Batalha de Winterfell frustra os fãs, e responsável pela cinematografia do episódio se pronuncia e dá dicas para ‘ver melhor’: “Sempre foi uma série sombria”

A noite foi escura e cheia de terrores — mas a gente não viu quase nenhum deles, kkkk! Brincadeiras à parte, muitos espectadores de “Game of Thrones” têm usado as redes sociais para reclamar que o episódio deste domingo (28), que retratou a Batalha de Winterfell, estava escuro demais, e que a ação do episódio se perdeu em meio ao blecaute.

De acordo com o New York Times, emergir os fãs em meio à escuridão é uma escolha estética, feita para trazer confusão e ansiedade a respeito da guerra e dos personagens perdidos em meio à batalha contra o Exército dos Mortos. O jornal também relembrou outros episódios em que a série executou esta escolha de modo impecável, como “Hardhome” e “Battle of Bastards” — também dirigidos por Miguel Sapochnik, mesmo diretor de “Long Night”, episódio deste domingo. No entanto, desta vez, a confusão dos espectadores pode ter sido demais. Muitos ficaram em dúvida sobre o que tinham acabado de ver… quem morreu? Qual dragão caiu?

Em entrevista para o TMZ, um dos responsáveis pela cinematografia de “Long Night”, Fabian Wagner, revelou que está ciente das reclamações dos fãs. Ele também acredita que a imagem pixelada que os espectadores viram em suas TVs e aparelhos de celular, foi criada devido ao modo de compressão do episódio feita pela própria HBO, o que levou à baixa qualidade visual. A imagem fica pior se o espectador está vendo o episódio em um serviço de streaming com uma conexão de internet ruim… ou se a luz da sala onde está é muito clara. “‘Game of Thrones’ sempre foi uma série muito sombria e cinematográfica”, argumentou. Por isso, ela é feita para ser assistida em um ambiente escuro, imitando uma sala de cinema.

(Foto: Reprodução/HBO)

A dica do diretor é tornar o lugar de exibição do episódio o mais escuro possível, e evitar vê-lo na tela do celular — além de ajustar o brilho da sua televisão. Fabian também apontou para o fato do diretor e dos criadores da série quererem que o episódio fosse sombrio, a fim das cenas de batalha serem intensas, claustrofóbicas e perturbadoras, como seriam na vida real… no entanto, ninguém queria causar tanta confusão aos fãs. “Nós tentamos dar aos espectadores um episódio legal para assistir”, afirmou, acrescentando que acha que conseguiu entregar o que foi proposto. E disse: “Eu sei que não estava escuro demais, porque fui eu que filmei”. 

No Twitter — como sempre — os fãs levaram com bom humor a situação: