[ALERTA DE SPOILER: O texto abaixo contém spoilers do último episódio de Ellen Pompeo como personagem fixa em “Grey’s Anatomy”]
Nesta quinta-feira (23), foi ao ar o episódio de ‘despedida’ de Ellen Pompeo, em “Grey’s Anatomy“. A atriz deixou a trama como personagem regular após 19 temporadas interpretando a protagonista, Meredith Grey, que passou por muitos traumas, amores e, é claro, muitos pacientes e casos surpreendentes.
No capítulo intitulado “I’ll Follow The Sun” (“Eu seguirei o sol”, em português), acompanhamos as horas finais da personagem no hospital que fez sua carreira e, ao contrário do esperado, Meredith não se despediu de forma tranquila. A história foi retomada apenas algumas semanas após o incêndio em sua casa, do qual ela ainda está se recuperando – tudo isso enquanto se prepara para se mudar com sua família para Boston, onde trabalhará para encontrar uma cura para o Alzheimer.
Seu mais recente amor, Nick (Scott Speedman), revelou estar com raiva da amada, já que ele se mudou de Minnesota por causa dela, e agora a médica está fazendo uma mudança, sem nem mesmo ter discutido o assunto com ele. Meredith então relembrou que, quando ela disse que o amava, Nick não disse de volta.
Para tornar essa frustração ainda pior, Mer também perdeu seu último paciente no Grey Sloan, a autora de livros infantis Tessa Hobbes (Patricia Richardson), o que a deixou devastada. Felizmente, Tessa tinha um pen drive com seu manuscrito final, então seu trabalho sobreviveu após sua morte. Após a cirurgia, ela disse a Nick que gostaria de tê-lo em sua vida, mas que não iria implorar para que ele ficasse.
Mais tarde, a protagonista é surpreendida ao encontrar todos os seus colegas reunidos no saguão do hospital, prontos para o adeus final e para brindá-la com champanhe. “No passado, você era a ruína da minha existência. Você cresceu e se tornou um dos meus maiores motivos de orgulho”, discursou Bailey (Chandra Wilson). “Este lugar não será o mesmo sem você”, acrescentou Richard (James Pickens Jr.).
Durante a festa de despedida, ela disse aos colegas de trabalho que voltaria para visitas. “Vou apenas para Boston e vocês sabem que provavelmente estarei aqui na próxima semana”, afirmou Mer, deixando um possível retorno à série no ar.
Mais tarde, a ex-Dra. Helm (Juicy Elliot) aconselhou Nick sobre o que ele está desistindo. “Ela é Meredith Grey. Ela é impossível, perfeita, brilhante e se importa. (…) Por alguma razão estúpida, ela gosta de homens, então nunca se apaixonou por mim, mas se apaixonou por você. E você está aqui? Quão estúpido você é?”, questionou a jovem.
Após a bronca, Nick correu para o aeroporto para encontrar Mer. Quando percebeu que não chegaria a tempo, ele ligou para a amada, que já havia embarcado. “Eu te amo. Eu me apaixonei por você no primeiro dia em que te conheci, me apaixonei por você no segundo dia em que te conheci, e te amei cada minuto de cada dia que te conheci”, disse ele. Meredith, entretanto, fingiu que não conseguia ouvi-lo e disse que ligaria para ele assim que ela e os filhos estivessem em Boston. O desfecho dos dois ficou para o restante da temporada.
O episódio terminou com mais uma geração de estagiários do Grey Sloan se mudando para a casa de infância de Meredith, depois que ela, Maggie (Kelly McCreary) e Amelia (Caterina Scorsone) entregaram as chaves de suas casas para Griffith (Alexis Floyd), Yasuda (Midori Francis) e Adams (Niko Terho), respectivamente.
Enquanto isso, em seu voo para Boston, Mer leu para seus três filhos, o manuscrito do último livro da paciente que perdeu. “Enquanto o sol nascer em sua vida, haverá novos dragões para matar. Portanto, o fim da minha história não é para sempre, porque ainda estou viva. Ainda estou aqui. E o sol ainda nasce na minha vida”, concluiu a personagem.
Thanks for everything, Meredith Grey!! 🥺❤ #GreysAnatomy pic.twitter.com/GsXBgSmnPw
— Central Ellen Pompeo (@centralep_) February 24, 2023
Reação dos fãs
Na madrugada, fãs lotaram as redes sociais com suas reações ao adeus de Mer. Apesar do chororô garantido, muitos se disseram insatisfeitos com o enredo “anticlimático”. Depois de 19 temporadas sofrendo e se alegrando com a protagonista, o fandom concluiu que a despedida não foi digna da importância de Grey na história.
“Não acredito que o último episódio da Meredith Grey foi a pior despedida da série. Não teve NADA de especial, VAI SE F*DER ABC, eu queria chorar até passar mal”, reclamou um usuário do Twitter. “É, aparentemente a Krista Vernoff não teve a mínima capacidade pra fazer uma despedida pra Meredith Grey”, escreveu uma segunda, referindo-se à atual showrunner da série.
q episódio horroroso.HORROROSO. n acredito q o último episódio da meredith grey foi a pior despedida da série. n teve NADA de especial
VAI SE FUDER ABC eu queria chorar até passar mal https://t.co/lIylf35Gpm— mis (@milena_mimisS2) February 24, 2023
É aparentemente a Krista Vernoff não teve a mínima capacidade pra fazer uma despedida pra Meredith Grey #GreysAnatomy
— andri (@andriisagatelli) February 24, 2023
https://twitter.com/sxweetchild/status/1628967566147190791?s=20
que episódio HORRÍVEL pra despedida de uma protagonista, meredith grey merecia mais #GreysAnatomy
— 💭 (@pickdempeo2) February 24, 2023
Eu não acredito que eu assisti 19 temporadas de grey's anatomy,pra acompanhar a vida de Meredith Grey !! Pra ela ter um final dessepic.twitter.com/blBE292WKO
— 𝗥𝗮𝗾𝘂𝗲𝗹💋 (@Imkeldempsey) February 24, 2023
Com Meredith Grey saindo, eles precisam dar um ponto final na série. Chega. Chega! Renovem para uma vigésima e última temporada e deem um final decente para Richard, Amélia e Miranda Bailey. Esses três pelo menos merecem, os atores principalmente. Amamos #Greys mas chega! pic.twitter.com/J7XIuBkUtz
— Gio (@gi_blondegb) February 24, 2023
Mesmo anunciado como o episódio final de Pompeo e com as inúmeras publicações do elenco dizendo adeus à atriz, Ellen está, de fato, programada para retornar no final desta temporada, que será exibido no dia 19 de maio. Ela também continuará a dublar os episódios, o que fãs acreditam ser um sinal de que há uma chance de Ellen reprisar o papel no futuro.