[ALERTA – o texto abaixo contém spoilers da 17ª temporada de Grey’s Anatomy]
E quando achávamos que Grey’s Anatomy não podia mais nos machucar, achamos errado! O 13º episódio da 17ª temporada do drama médico foi ao ar nesta quinta-feira (22) e deixou nossos corações despedaçados quando, mais uma vez, Meredith (Ellen Pompeo) disse adeus à Derek (Patrick Dempsey). Finalmente, depois de muitos alarmes falsos e ameaças à vida da cirurgiã, que estava em coma devido a complicações da Covid-19, tivemos uma resolução para o caso.
Ao longo do episódio, enquanto Richard (James Pickens Jr.) e Teddy (Kim Raver) tentavam descobrir porque Mer não conseguia acordar, Derek ficou com a difícil tarefa de convencer a amada a voltar para a vida real. No Grey Sloan Memorial Hospital, Webber confessou que estava com medo de que a loira, como alguns outros pacientes que enfrentaram a doença, tivesse se recuperado apenas para piorar depois. “Não podemos permitir que isso aconteça com Meredith”, disse ele à Altman.
Enquanto isso, na praia, Mer e Derek relembraram a morte do neurocirurgião. “Morrer é exaustivo”, observou ele. “Chega um ponto em que o desejo de descansar é maior do que o desejo de viver”, acrescentou. Shepherd continuou seu desabafo com uma bela declaração à amada – segundo ele, Grey deu tudo o que ele precisou até seu último suspiro. Cansada e feliz por ter finalmente tocado em seu grande amor, Meredith sugeriu que os filhos do casal, Zola (Aniela Gumbs), Bailey (Ryder Nolan Goodstadt) e Ellis (Ella Faris & Gracie Faris), ficariam bem caso ela não sobrevivesse. “Às vezes, uma perda como essa torna as crianças mais fortes. Mas, às vezes, uma perda como essa os torna … Amelia (Caterina Scorsone)”, apontou Derek sobre sua irmã mais nova, que enfrenta problemas com vício desde que o pai dos dois faleceu.
De volta à Seattle, Richard, Teddy e Winston (Anthony Hill), descobriram que o problema que manteve Meredith desacordada todo esse tempo era um coágulo. Os médicos então concordam em removê-lo em cirurgia, mas Winston afirmou que não queria fazer isso sozinho, já que a paciente é irmã da amada, Maggie (Kelly McCreary), e também porque Teddy estava disponível. Webber então questionou se Teddy estava à altura da tarefa. Altman respondeu que teria de estar, porque Meredith não tinha mais tempo a perder.
Mais tarde, Owen (Kevin McKidd) contou à amiga que disse a Richard que se algo desse errado com Mer, ele não tinha certeza se sua ex-noiva, Cristina Yang (Sandra Oh), se recuperaria. Com isso, Teddy mandou Hunt chamar Winston, para que pudessem operar juntos, pois Mer era a família deles e eles iriam sim, retirar o coágulo.
Ainda na praia, Derek e Mer começaram a conversar sobre os filhos e seu casamento. A cirurgiã então contou que a pequena Ellis ficava frustrada quando perguntava sobre a cerimônia dos pais, já que não haviam registros do momento a não ser o infame post-it. Os dois então aparecem em roupas de casamento – Meredith em um longo vestido creme, segurando um buquê, e Derek de terno da mesma cor.
“Você odeia casamentos”, apontou o médico. “Eu odeio casamentos. Mas eu daria isso para ela, se pudesse”, concordou Mer. “O que você quer que eu prometa?”, questionou. “Que vai se torturar menos”, pediu Derek. Face a face, a loira então confessou que não quer, de fato, abandonar os filhos, e o neurocirurgião afirmou que também não queria que ela fizesse isso. Neste momento, os dois finalmente se beijam. Tem um olho na nossa lágrima, help! Espia só:
Depois de operar Mer – com sucesso – Teddy se assustou com o fato de que ela não estava acordando. Owen tentou acalmá-la em meio a um ataque de pânico e ela o beijou, mas acabou sendo rejeitada. Enquanto isso, Winston e Richard decidiram levar Zola para visitar a mãe, mesmo em meio aos protestos de Maggie. Ela eventualmente concordou. “Tudo bem se você estiver com medo”, disse a cirurgiã à Zola, que correu direto para Mer e abraçou seu corpo inconsciente. Infelizmente, isso não resultou em nenhuma mudança na condição dela.
De volta ao paraíso de Grey, o casal se abraçou e, enquanto observava as ondas, Derek incentivou a loira a voltar. “Ainda não é a sua hora”, apontou ele. “Não há dor aqui”, disse a protagonista. O médico então admitiu que realmente sente falta da dor do mundo real e insistiu: “Ainda não é sua hora. Nossos filhos precisam de você. Você tem que ir”. Foi neste momento emocionante, enquanto Zola contava uma história para a mãe, que Mer finalmente acordou e todos no Grey Sloan entraram em festa. O alívio é real! Confira:
No Brasil, a 17ª temporada de Grey’s Anatomy é exibida no Sony Channel. A série também está disponível em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Já queremos mais semana que vem!