Grey’s Anatomy: Personagem muito querido pelos fãs morre inesperadamente e causa revolta na web; Ator e showrunner se manifestam

O drama médico mais queridinho da TV, “Grey’s Anatomy”, voltou ao ar ontem (11), nos EUA, depois de um hiato que teve início em dezembro! Ansiosos com o retorno ao hospital Grey Sloan, os fãs não esperavam que o episódio, um crossover com “Station 19” (spin-off do drama de Shonda Rhymes), trouxesse a morte de um dos personagens mais amados da série atualmente. Triste!

[ALERTA – o texto abaixo contém spoilers do 7º episódio da 17ª temporada de Grey’s Anatomy]

Tudo começou exatamente no ponto em que ‘Station 19’ havia parado anteriormente – com Andrew DeLuca (Giacomo Gianniotti) esfaqueado pela traficante sexual Opal (Stephanie Kurtzuba). O jovem médico foi levado às pressas para o hospital enquanto sua irmã, Carina (Stefania Spampinato), ficou ao seu lado na ambulância. Quando a dupla chegou ao local, Carina implorou que Owen Hunt (Kevin McKidd) salvasse o irmão.

O jovem então foi levado imediatamente para a cirurgia, enquanto os residentes Nico (Alex Landi) e Levi Schmitt (Jake Borelli) discutiam. O desentendimento aconteceu porque Levi teve um vislumbre de Opal no celular de Ben (Jason Winston George) e percebeu que, talvez, ele pudesse ter feito algo para evitar que DeLuca fosse ferido.

Sem paciência, Nico afirmou que, se Schmitt realmente quisesse ajudar seu colega, ele conseguiria um cirurgião para Andrew que não fosse um desastre. O residente, muito abalado, relatou a notícia a Richard (James Pickes Jr.), cuja oferta para entrar na operação foi rejeitada por Owen.

Segundo Hunt, o que estavam prestes a fazer em DeLuca era semelhante ao que ele e Teddy (Kim Raver) faziam regularmente no Iraque – ele precisava dela. Na sala de cirurgia, a dupla trabalhou em conjunto para salvar Andrew com a ajuda de Reza Khan (Nikhil Shukla), um estagiário novo com experiência em cirurgia vascular no Paquistão. O trio tentou de tudo para manter o jovem vivo, enquanto Richard observou o processo. “Por favor, não leve este menino”, sussurrou ele. Nosso coração não aguenta!

Andrew DeLuca morre na 17ª temporada de Grey’s Anatomy. (Foto: Reprodução/ABC)

Na capela do hospital e muito abalada, Carina disse a Maya (Danielle Savre) que antes de morrer, a mãe dela e de Andrew os chamava de “duas metades de um todo”. Enquanto todos trabalhavam no mundo real, a série mostrou DeLuca na praia, o limbo paradisíaco de Meredith Grey (Ellen Pompeo).

Ao lado da cirurgiã, o jovem afirmou que não se arrependia de ter ido atrás de Opal, já que, frequentemente, as pessoas simplesmente olhavam para o outro lado e deixavam pra lá. Segundo ele, a sensação foi a mesma que Meredith sentiu quando arriscou sua licença para salvar uma menina – ele teve que perseguir a traficante, sem pensar nas consequências. “É a única coisa que faz sentido”, anunciou Andrew.

De volta à vida real, todos os monitores de DeLuca se desligaram ao mesmo tempo. “Traga-me um removedor de grampos”, gritou Owen que, em seguida, levou o jovem dilacerado de volta à sala de cirurgia. Na praia, Andrew descobriu que não conseguiria construir seu castelo de areia rápido o suficiente para vencer a maré – um claro presságio de que a morte estava cada vez mais perto.

Foi neste momento que o jovem se declarou para Meredith. “Não sei o que acontece daqui”, começou ele. “Mas não importa o que aconteça, quero que saiba que nunca me senti visto como você me viu”, confessou. Ai, tem um olho na nossa lágrima!

Meredith e DeLuca se encontram no ‘limbo’. (Foto: Reprodução/YouTube/ABC)

Continua depois da Publicidade

De repente, uma voz gritou e a série nos revelou que era a mãe do jovem médico. Meredith afirmou que sentiria falta de Andrew se ele ficasse ali e ela voltasse ao mundo. “Eu tenho que ir”, respondeu DeLuca, correndo em direção à mãe na sequência. Foi então que, mesmo depois das tentativas desesperadas para salvá-lo, Andrew foi declarado morto por Khan, já que nem Owen nem Teddy tiveram coragem de fazê-lo. Meu Deus, que tristeza!

DeLuca se reencontra com a mãe no ‘limbo’ paradisíaco de Meredith. (Foto: Reprodução/YouTube/ABC)

O desfecho, no entanto, não foi bem recebido pelos fãs de Grey’s. Após a exibição do episódio, internautas lotaram a web com comentários pra lá de revoltados sobre o plot twist e o assunto acabou entre os tópicos mais comentados do Twitter – foram mais de 103 mil tuítes até o momento.

Giacomo Giannotti fala sobre o fim chocante de seu personagem

Minutos após o fim do episódio, o ator Giacomo Gianotti, intérprete de DeLuca, utilizou seus perfis nas redes sociais para mandar uma mensagem para os fãs. “[Há] Tanto que eu poderia dizer… Mas tudo que vem à mente é obrigado. Obrigado a todos os fãs que amavam Deluca tanto quanto eu. Contar sua história foi e será uma das grandes honras da minha vida. Obrigado”, escreveu ele no Twitter.

Continua depois da Publicidade

Gianotti também se despediu da série em seu Instagram. “Obrigado. Para todos os fãs. Isso foi para vocês. Obrigado. Obrigado. Obrigado”, começou. Na sequência, o ator se dirigiu aos colegas de elenco. “Foi um privilégio compartilhar a tela com todos vocês, é aqui que saio de cena. Mas o show deve continuar e eu não posso esperar para ver o que vocês farão a seguir. Obrigado à minha família Grey’s. Eu vou amar todos vocês para sempre”, declarou. Não tem como não se emocionar!

A despedida de Giacomo não parou por aí! Em uma entrevista ao Deadline, publicada ontem logo após o fim do episódio, Gianniotti refletiu sobre sua jornada de seis anos em Grey’s Anatomy e, também, sobre a morte de DeLuca. O ator ainda compartilhou as emoções de filmar suas últimas cenas.

Segundo ele, esconder o segredo da trama foi difícil. “No começo era estranho. Eu senti que tinha esse segredinho sujo, porque nenhum dos membros do meu elenco – ou realmente ninguém no set – sabia disso”, revelou. “Foi muito, muito interno entre Krista e Debbie Allen (as showrunners) e eu e alguns dos principais produtores e escritores, mas conforme nos aproximávamos da data, o resto do elenco foi informado, e sim, foi emocionante, porque então eu senti que o segredo havia sido revelado”, contou ele.

Depois disso, todos os envolvidos na produção descobriram o que estava por vir. “Todo mundo sabia, e todo mundo estava, é claro, muito triste. Eu tenho trabalhado com todas essas pessoas por sete temporadas agora, às vezes, nós brincamos sobre como passamos mais tempo uns com os outros do que com nossas famílias”, relatou Giacomo. “Antes da Covid, costumávamos cumprir 12 horas por dia. Passávamos muito tempo um com o outro e, embora seja uma experiência linda, estou feliz por partir desta forma. A história que contamos é tão linda e eu acho que vai ajudar muita gente, [mas] estou obviamente triste por deixar todos os meus ótimos, queridos amigos”, confessou.

Continua depois da Publicidade

Gianiotti também falou sobre o enredo escolhido para DeLuca. “O enredo do tráfico humano que tivemos na última temporada foi tão bem visto e todos realmente se conectaram com esse enredo porque o tráfico humano é um grande problema globalmente, mas também nos Estados Unidos”, refletiu. “É um problema muito grande, então não estou surpreso que o episódio centrado nele tenha sido muito importante e recebido como foi pelos fãs”, pontuou o ator.

“Como tivemos que mudar as gravações para dentro dos estúdios devido à Covid, não conseguimos terminar de contar a história. Então, quando voltamos em 17 de junho, eles acharam que seria ótimo trazer de volta aquela história e encerrá-la”, acrescentou. “E se pudéssemos pegar aquela mulher que traficou aquela garota? E se DeLuca salvasse o dia, mas perdesse sua vida no processo, morresse como um herói salvando todas essas pessoas e todas essas crianças que potencialmente poderiam ter sido traficadas, mas agora não serão porque os traficantes foram detidos?”, recordou Giacomo. “E eu apenas achei que era uma bela história, achei uma bela maneira para o personagem sair como um herói”, finalizou. Ai, sentiremos sua falta, DeLuca!

Showrunner de Grey’s Anatomy, Krista Vernoff, fala sobre o fim de Andrew

Parece que assistir a DeLuca morrendo não foi difícil só para os fãs – a showrunner Krista Vernoff admitiu, em entrevista ao TV Line, que a decisão de matá-lo foi ainda pior. Ao ser questionada sobre o processo por trás da história, ela afirmou que o enredo de Andrew foi o primeiro e mais poderoso que lhe veio à mente e que ela, realmente, não queria fazer isso.

“Foi muito difícil. Tentei me acovardar várias vezes ao longo da temporada. Os escritores me mantiveram honesta nisso, porque às vezes uma história conta a si mesma para você, e você fica tipo, ‘Espere, o quê? Estamos matando DeLuca? Ele tem que morrer? Por quê? Eu não quero contar essa história!'”, disse ela.

Meredith e DeLuca se despede. (Foto: Reprodução/YouTube/ABC)

“Várias vezes, mesmo depois de já estarmos mergulhados na filmagem desses episódios, eu entrava na sala dos roteiristas e dizia: “Acho que temos que salvá-lo”. E houve uma revolta de tipo: “Não!”, porque essa história contava a si mesma e parecia importante e poderosa”, continuou Krista. “Como ser humano, você pensa: “Eu não quero fazer isso. Eu não quero perder Giacomo. Eu não quero perder DeLuca.” Mas, como contadora de histórias, você deve honrar a história. Eu não sei… é uma espécie de processo mágico”, insistiu.

Ainda segundo Vernoff, o fim de DeLucca terá um grande impacto nas próximas etapas da trama. “É realmente impactante. Sem revelar muito, há um personagem que é quebrado por isso. É uma perda grande demais”, provocou ela.

DeLuca ainda reaparecerá na temporada

No Twitter, a showrunner publicou um comunicado, informando que os telespectadores ainda poderão ver Andrew no decorrer da atual temporada. “Giacomo trouxe tanto talento e coração para o papel de Andrew DeLuca. Nós de Grey’s Anatomy estamos de luto pela morte desse personagem assim como todos vocês. […] Giacomo continua como membro de nossa família não apenas para sempre, mas ainda nesta temporada. Você o verá novamente. Como ator e como diretor“, anunciou Krista.

Esta é a história que precisava ser contada. Mas às vezes, nós, escritores, ficamos tão tristes com as histórias quanto vocês. Esse é um daqueles momentos“, reforçou ela, agradecendo ao astro pelo desempenho na produção.