[ALERTA DE SPOILER: O texto abaixo contém detalhes sobre o episódio final da 2ª temporada de “House of the Dragon”] A 2ª temporada de “House of the Dragon” chegou ao fim no último domingo (4) com revelações inesperadas sobre os poderes sobrenaturais de Helaena (Phia Saban). Em entrevista ao TVLine divulgada hoje (6), o showrunner Ryan Condal abriu o jogo sobre as diferenças da personagem dos livros e da TV e como seus poderes devem afetar a história daqui em diante.
Na trama, a jovem rainha surpreendeu o irmão, Aemond (Ewan Mitchell), ao acusá-lo de ser o responsável por queimar o rei Aegon (Tom Glynn-Carney).
Além disso, em uma das cenas mais impactantes do episódio, Helaena “profetizou” detalhadamente a morte do príncipe Targaryen, deixando-o em choque: “Aegon será rei novamente. Ele ainda verá a vitória. Ele se sentará em um trono de madeira. E você? Você estará morto. Você é engolido pelo Olho de Deus e nunca mais é visto”.
Helaena showing she is not afraid of him (Aemond). Seriously, I love this scene, one of my favorite of the season. The great performance of Phia and Ewan have left me wanting for more of them (and Tom/Aegon!). It’s a shame the show didn’t explore their relationship #HOTDS2 pic.twitter.com/XMlNW47k1B
— Helaena “The Sweet” Targaryen (@Helaenathesweet) August 5, 2024
Helaena também se conectou às visões de Daemon, estabelecendo-se oficialmente como uma vidente na história. De acordo com o showrunner, a decisão foi proposital, para que a versão das telinhas se diferenciasse da personagem apresentada no livro “Fogo & Sangue”, de George R R Martin.
“Helaena sempre foi fascinante para nós porque ela era um pouco ‘tabula rasa’ [expressão em latim que significa literalmente “tábua raspada”, e tem o sentido de “folha em branco”], conforme descrito no livro. E escalamos essa atriz fantástica, Phia Saban, e simplesmente amamos sua atuação e ficamos fascinados com quem é essa pessoa”, começou ele.
Ainde segundo Condal, embora Viserys (Paddy Considine) estivesse obcecado com a capacidade de sua linhagem de prever o futuro, ele não percebeu que sua própria filha era dotada de um talento forte e sobrenatural. “… Helaena, sua filha, bem debaixo de seu nariz, tinha esse poder que todo mundo meio que ignorou porque a viam como diferente ou estranha ou apenas ‘Oh, isso é apenas Helaena’. Mas agora as pessoas estão começando a tomar um pouco mais de cuidado e a prestar atenção nela. E ela mesma está evoluindo”, destacou.
O roteirista também deu a entender que os planos para as habilidades de psíquicas de Helaena devem expandir no terceiro ano da produção: “Qualquer que seja essa habilidade que ela tenha, ela está aprendendo a manejá-la ou a prestar mais atenção a ela ou está aprendendo como interpretá-la melhor”.
Por fim, Ryan afirmou que a capacidade de Helaena de interpretar as coisas que ela vê e sua conversa emblemática com Aemond, no momento em que ele se sente mais “poderoso”, “forçou-o a olhar para dentro de si mesma”.
Essas descobertas sobre a jovem rainha devem afetar a trajetória de diversos personagens na 3ª temporada e possivelmente além, já que uma 4ª temporada também está prevista. Condal acrescentou: “Estamos interessados em ver como um Aemond assustado reagiria deste ponto em diante na história”.