Neil Druckmann, criador dos jogos de “The Last of Us” e co-showrunner da série, decidiu se afastar do comando criativo do programa da HBO antes do início da gravação da terceira temporada. A mudança, confirmada pelo próprio Druckmann em comunicado divulgado pela Naughty Dog, marca uma reestruturação nos bastidores da série.
“Tomei a difícil decisão de me afastar do meu envolvimento criativo em ‘The Last of Us’ na HBO”, declarou Druckmann, justificando que o momento é adequado para focar totalmente nos projetos futuros da Naughty Dog, incluindo “Intergalactic: The Heretic Prophet”.
“Com o trabalho concluído na 2ª temporada e antes de qualquer trabalho significativo começar na 3ª temporada, agora é o momento certo para eu transferir meu foco completo para a Naughty Dog e seus projetos futuros, incluindo escrever e dirigir nosso próximo jogo emocionante, ‘Intergalactic: The Heretic Prophet’, juntamente com minhas responsabilidades como Chefe de Estúdio e Chefe de Criação”, afirmou.
Ele destacou a importância do projeto em sua trajetória profissional: “Co-criar a série foi um destaque na carreira. Foi uma honra trabalhar ao lado de Craig Mazin para produzir, dirigir e escrever nas últimas duas temporadas. Sou profundamente grato pela abordagem atenciosa e dedicação que o talentoso elenco e equipe tiveram para adaptar ‘The Last of Us Part I’ e a adaptação contínua de ‘The Last of Us Part II’”.
Druckmann concluiu sua declaração destacando as expectativas para o futuro. “Estou ansioso para que a HBO e a PlayStation Productions continuem a história de Ellie e Abby na próxima temporada”, completou.

O afastamento de Druckmann não foi a única mudança confirmada nos bastidores. Halley Gross, produtora executiva e roteirista que também esteve envolvida na adaptação e coescreveu o jogo “The Last of Us Part II”, anunciou sua saída da rotina diária da produção. “Com muito cuidado e consideração, decidi dar um passo para trás no meu trabalho diário em ‘The Last of Us’, da HBO, para abrir espaço para o que vem a seguir”, publicou Gross em seu Instagram.
Ela ressaltou o impacto pessoal de ter feito parte do projeto: “Sou muito grata por quão especial essa experiência tem sido. Trabalhar ao lado de Neil, Craig, da HBO e desse elenco e equipe extraordinários mudou minha vida. As histórias que contamos – sobre amor, perda e o que significa ser humano em um mundo aterrorizante – são exatamente o motivo pelo qual eu amo essa franquia”.

Craig Mazin, cocriador e agora único showrunner da série, comentou sobre a parceria com Druckmann: “Foi um sonho criativo trabalhar com Neil e dar vida a uma adaptação de sua brilhante obra na HBO. Eu não poderia ter pedido por um parceiro criativo mais generoso. Como um verdadeiro fã da Naughty Dog e do trabalho de Neil em videogames, estou extremamente animado para jogar seu próximo jogo. Enquanto ele se concentra nisso, continuarei a trabalhar com nosso elenco e equipe brilhantes para entregar a série que nosso público espera. Somos muito gratos a Neil e Halley Gross por confiarem a incrível história de ‘The Last of Us Part II’ a nós, e somos igualmente gratos aos milhões de espectadores ao redor do mundo que nos acompanham”.
Ao longo de duas temporadas, Druckmann esteve ativamente envolvido na adaptação, atuando como roteirista, codiretor e supervisionando para manter o DNA dos jogos na narrativa televisiva. Ele coescreveu ou roteirizou cinco episódios e dirigiu dois, incluindo o penúltimo da segunda temporada, enquanto Halley Gross participou da segunda temporada como roteirista e produtora executiva.
A terceira temporada, já confirmada pela HBO, deve continuar os eventos de “The Last of Us Part II”, mantendo foco na jornada de Ellie e Abby em meio ao cenário pós-apocalíptico. A série ainda não tem previsão oficial de estreia.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques