[ALERTA: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DA QUARTA TEMPORADA DE ‘SUCCESSION’]
Neste domingo (9), “Succession“, a série de sucesso da HBO Max, parou a internet. Com um verdadeiro show de atuações e uma grande reviravolta, o terceiro episódio da quarta temporada, chamado “O Casamento de Connor”, surpreendeu os espectadores e levou o nome da produção aos assuntos mais comentados do Twitter. Internautas chegaram a apontar o episódio como um dos melhores já feitos na história da televisão norte-americana! Eita!
Logo no início da trama, Logan Roy (Brian Cox) – que esteve no centro da produção por 5 anos – se encontra em um avião para fechar negócios na Europa e simplesmente tem uma morte súbita, mudando todo o rumo da série. A cena em que seu personagem passa mal não é exibida e os espectadores descobrem a situação junto de seus filhos, que estão em um casamento.
Roman (Kieran Culkin) e Kendall (Jeremy Strong), os filhos do magnata, recebem uma ligação de Tom (Matthew Macfadyen), que trabalha com Logan e está no mesmo voo que ele. “O seu pai está muito doente. A coisa foi bem séria. Ele está muito mal… Ele sentiu falta de ar, foi ao banheiro e não está respondendo. Estão fazendo massagem cardíaca”, explica. “O que está acontecendo? Ele está respirando? Quem está aí?”, pergunta um dos filhos, desesperado. Em pouco menos de 20 minutos de episódio, a tensão sobre “o que aconteceu com Logan?” toma conta tanto da família do bilionário, quanto dos fãs da atração.
“Succession” não entrega a morte do protagonista logo de cara, fazendo com que a aflição dos personagens seja um dos pontos centrais da narrativa. “Ele se foi?”, pergunta Shiv (Sarah Snook), outra filha do empresário, completamente atordoada. Após alguns momentos de dúvida, a notícia é confirmada e os familiares de Roy, que estavam brigados com o pai, entram ainda mais em desespero.
Nas redes sociais, internautas reagiram perplexos com o arco do novo episódio. “Como assim o Roy morreu??? Meu Deus, gente, ainda faltam 7 episódios. O que tá rolando?”, questionou um telespectador. “Eu tô sem palavras. Sem saber pra onde olhar, o que escrever… Era pra ser só mais um episódio. Mais um capítulo da treta dos irmãos Roy com o pai. Mas Jesse Armstrong [o roteirista] resolve nos entregar o maior episódio de uma série no século – falo isso sem medo algum”, afirmou outro. “Genial a gente descobrir tudo com os filhos… Até certo momento, eu jurava que ele ainda estava vivo. Que aflição! Tô em choque com o roteiro perfeito”, escreveu ainda uma terceira.
A performance dos atores também foi pauta na web. “Você consegue sentir o nervosismo no olhar deles! Que absurdo, simplesmente a maior série do mundo”, elogiou um usuário do Twitter. “Por alguns minutos, eu esqueci que estava assistindo a uma série e me senti dentro do casamento, do lado deles todos. Digo sem medo: um dos melhores episódios já feitos na HISTÓRIA da TV norte-americana”, definiu mais um.
O momento chocante da produção chegou a render obituário em um jornal do mundo real. O “Los Angeles Times” publicou ainda no domingo (9) um texto sobre a trajetória do bilionário, destacando declarações de personagens e até mesmo analisando as ações da empresa fictícia “Waystar Royco”, que é disputada pelos filhos de Logan.
The LA Times put out an actual obituary for Logan Roy. pic.twitter.com/4SFTdxnCfW
— Emily (@emilybernay) April 10, 2023
Ator fala sobre como guardou segredo
Com tamanha repercussão, o próprio Brian Cox comentou sobre o desfecho de seu personagem. Em entrevista ao Deadline, o ator revelou que já sabia o que aconteceria e brincou sobre ter conseguido guardar o segredo: “Jesse Armstrong foi habilidoso com isso, porque ele me contou antes da temporada começar, que ia acontecer. Eu sabia que o Logan ia morrer. Estou muito orgulhoso de mim mesmo, por ter conseguido manter esse segredo. É um grande segredo”.
“Quando Jesse decidiu, ele disse: ‘Olha, eu acho que vou matar ele no terceiro episódio’. Pensei: ‘Tudo bem’, e em seguida ponderei: ‘Você está criando uma dor de cabeça para si mesmo’ porque desenvolveu um personagem por três temporadas, e nós sabemos que ele é o espírito de ‘Succession’, e você tem sete episódios para fazer após ele morrer […] Então vai ser interessante, ver o que vai acontecer”, complementou.
Questionado sobre o que pensa do futuro da série sem a presença de Logan Roy, ele declarou: “Estou ansioso para ver como isso se molda. É um seriado ligeiramente diferente quando você não tem o Logan. […] Minha suspeita é que não serão os filhos [que comandarão a empresa]. Acho que eles vão ser impedidos e continuar entrando em ciladas”.
Cox também não deixou de exaltar a produção: “Acho que é um dos melhores programas da televisão, e isso tem uma razão: a integridade e a disciplina da série”. “Você sabe, Jesse precisa passar por outras coisas [ao escolher terminar Succession na quarta temporada]. Você sabe, ele está escrevendo esse seriado há seis anos, então…”, acrescentou.
À Vulture, o ator destacou que apesar da morte de Logan, os espectadores poderão vê-lo mais algumas vezes. “Eu volto e tenho algumas cenas mais tarde, que são coisas de flashback. Mas eu realmente não vi muito o elenco depois disso”. “Suponho que a última grande coisa que fizemos juntos foi a tomada no karaokê. Lá, Logan realmente diz, pra mim, a frase mais verdadeira do show: ‘Eu te amo, mas vocês não são pessoas sérias'”, opinou, referindo-se ao segundo episódio da temporada.
No final do mês passado, Brian Cox também conversou exclusivamente com Bruno Rocha, nosso Hugo Gloss, junto de Jeremy Strong, Alan Ruck e J. Smith-Cameron. Na entrevista, os atores revelaram mais alguns detalhes surpreendentes da última temporada da comédia dramática. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques