Vale o Escrito! Novas famílias do Jogo do Bicho e mais assassinatos misteriosos: saiba como será a 2ª temporada da série fenômeno

Novos episódios serão focados nos Drumond, que comandam a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, e nos Calil, da Viradouro

Sucesso de audiência no Globoplay e com grande repercussão nas redes sociais, “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” ganhará uma segunda temporada. De acordo com a coluna F5, do jornal Folha de S.Paulo, os novos episódios do fenômeno nacional deverão estrear em 2025 e trazer, pelo menos, mais duas famílias poderosas do Rio de Janeiro.

Como informado pela jornalista Ana Cora Lima, o próximo ano de “Vale o Escrito” será focado nos Drumond, que comandam a escola de samba Imperatriz Leopoldinense há anos, desde a época que o bicheiro Luizinho Drumond era vivo, e os Calil, os “donos” da Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval do Rio 2024.

Como é sabido, Luizinho morreu em julho de 2020, vítima de um AVC. Desde então, a filha Cátia Drumond assumiu o lugar e é a atual presidente executiva. Ela, inclusive, prepara o filho João Felipe como o seu sucessor, que já assume o posto de diretor e braço direito dela no barracão.

Assim como na primeira temporada, o segundo ano também deverá abordar mortes trágicas e supostamente encomendadas pelos poderosos que encabeçam a contravenção. Os produtores pretendem, por exemplo, esmiuçar o caso de Marcos Vieira de Souza, o Falcon. Ele era presidente da Portela quando foi assassinado a tiros, em 2016, por dois homens encapuzados no bairro de Madureira, na capital carioca.

“Vale o Escrito” virou sucesso de audiência do Globoplay ao falar sobre o jogo do bicho (Foto: Reprodução/Globoplay)

Na época, Falcon tinha 52 anos e era subtenente da PM, além de candidato a vereador do Rio pelo PP. Ele também era conhecido por ser casado com Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor. As execuções de Haylton Carlos Gomes Escafura, filho do bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, e de Franciene Soares também serão retratadas.

O casal, de 37 e 27 anos, respectivamente, foi morto em 2017, dentro de um hotel de luxo na Barra da Tijuca, com mais de dez tiros. Piruinha, por sua vez, era um grande nome da “cúpula do jogo do bicho” e chegou a aparecer na primeira temporada da série do Globoplay.

Continua depois da Publicidade

“Como toda obra de muito sucesso, é natural que o Globoplay se interesse por uma eventual segunda temporada. Mas, neste caso, ainda estamos avaliando as condições junto aos Estúdios Globo”, declarou o streaming à coluna da Folha, quando questionado sobre os próximos episódios.

Com supervisão de Pedro Bial, “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” se encarrega de exibir o intrincado mundo das famílias que controlam o jogo do bicho no Rio de Janeiro e a relação da contravenção com as escolas de samba do Carnaval carioca. A produção conta, ainda, com entrevistas inéditas de integrantes das famílias.

Shanna Garcia, filha do bicheiro Maninho, virou figura emblemática na primeira temporada (Foto: Reprodução/Globoplay)

A série foi criada por Felipe Awi, que também assina roteiro e edição com Ricardo Calil. De acordo com o Grupo Globo, desde a estreia, em novembro do ano passado, “Vale o Escrito” é o documentário mais consumido do Globoplay. O fenômeno virou assunto nas rodas de conversa, rendeu memes e figurinhas nas redes e até fantasias no Carnaval deste ano.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques