Considerada uma das maiores atrizes de Hollywood atualmente, Viola Davis foi a escolhida para dar vida à icônica ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, na série “The First Lady“, do Showtime. A atuação da ganhadora do Oscar recebeu diversas críticas online e, em uma nova entrevista com a BBC, Viola rebateu os haters.
Logo após a estreia da série, Davis foi ridicularizada na web e o tabloide britânico Daily Mail chamou a atenção para uma infinidade de “tuítes impiedosos“, nos quais internautas detonaram a atriz. Um espectador definiu o retrato de Michelle por Viola como “exagerado” e “um insulto desnecessário e limitado“.
— paul (@paulswhtn) April 17, 2022
Quando questionada sobre a reação aos “trejeitos” que reproduziu – principalmente a forma como Michelle move os lábios, que muitos apontaram resultar num “bico de pato” -, a atriz fez um desabafo. “É incrivelmente doloroso quando as pessoas dizem coisas negativas sobre seu trabalho”, admitiu. Ela confessou, ainda, que é difícil passar por cima dos comentários negativos. “Como você segue em frente da mágoa [com as críticas], do fracasso? Mas você tem que fazer isso. Nem tudo será uma performance digna de prêmios”, avaliou.
Davis acrescentou que esses “comentaristas amadores” apenas destilam ódio ao trabalho alheio. “Os críticos absolutamente não servem para nada. E também não estou dizendo isso para ser desagradável”, esclareceu. Na sequência, ela reconheceu que opiniões contrárias são um “risco ocupacional” da atuação, mas lamentou a crueldade do público.
“Eles (os ‘haters’) sempre pensam que estão dizendo algo que você não sabe. Que de alguma forma, você está vivendo uma vida cercada por pessoas que mentem para você e eles pensam: ‘Eu vou ser a pessoa que se inclina e diz a verdade'”, refletiu Viola. “Isso dá a eles a oportunidade de serem cruéis com você. Mas, em última análise, sinto que é meu trabalho como uma líder fazer escolhas ousadas. Ganhar ou falhar, é meu dever fazer isso”, reforçou.
Por fim, Davis admitiu que foi quase impossível fazer justiça a Michelle. A performance dividiu os telespectadores – enquanto uns sentiram que ela estava “fazendo muito” para interpretar a advogada e esposa do ex-presidente dos EUA Barack Obama, outros afirmaram que a atriz não conseguiu reproduzi-la de forma fiel. O veículo então quis saber qual teria sido a reação de Michelle à “homenagem”, mas a ganhadora do Oscar afirmou que não tem ideia do que ela pensa da série. “Não tenho nenhum contato pessoal com Michelle Obama”, concluiu.
“The First Lady” conta os bastidores das maiores lideranças dos Estados Unidos através do olhar de suas primeiras-damas mais icônicas, diretamente do coração da Casa Branca. Na trama, Viola Davis, Michelle Pfeiffer e Gillian Anderson vivem, respectivamente, Michelle Obama, Betty Ford e Eleanor Roosevelt.
A primeira temporada da série, que conta com O.T. Fagbenle e Kiefer Sutherland no elenco, já está disponível no streaming Paramount+. Confira o trailer: