Tom Veiga, intérprete de Louro José, morreu vítima de um AVC, conclui laudo do IML

O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José, morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, causado por um aneurisma. As informações constam no laudo emitido pelo IML – Instituto Médico-Legal, ao qual a TV Globo teve acesso na manhã desta segunda (2).

De acordo com o documento, o exame de necropsia revelou que Tom já estava acometido por um aneurisma cerebral, que é um tipo de inchaço de vaso sanguíneo – veia ou artéria – cujo rompimento costuma ser fatal. O aneurisma, geralmente, não provoca nenhum tipo de sintoma, o que dificulta um diagnóstico e o tratamento eficaz. A notícia da causa da morte foi divulgada ao vivo no “Mais Você”. Assista:

Continua depois da Publicidade

Veiga foi encontrado morto neste domingo (1º), aos 47 anos, em seu apartamento, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele deixou quatro filhos e um personagem histórico na TV. O ator deu voz a Louro José, o bom companheiro de Ana Maria Braga durante mais de 23 anos.

Como nasceu o Louro José

A primeira aparição do boneco se deu no dia 6 de março de 1997, quando a apresentadora ainda trabalhava no Note e Anote, da TV Record. Na época, a loira teve a ideia de introduzir o personagem para suavizar a transição do programa, exibido logo após uma atração infantil. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio“, contou Ana ao Memória Globo.

Tom, que até então trabalhava como coordenador de estúdio e produtor executivo do programa de variedades, topou o desafio, se tornando um fenômeno absoluto. A química do papagaio com a loira deu tão certo, que a dupla foi parar na TV Globo, estreando o “Mais Você” em 18 de outubro de 1999.

Eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo“, recordou Ana Maria.

A relação de Ana e Louro era de longa data… (Foto: Frederico Rozário/Globo/Reprodução/Instagram)

Homenagens

Na noite deste domingo (1º), Ana Maria Braga se pronunciou sobre a morte de Tom Veiga, e disse estar “sem chão“. “Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração”, declarou Ana em sua conta no Instagram, com uma porção de fotos ao lado do criador e da criatura.

De acordo com a assessoria da apresentadora, ela ficou sabendo do falecimento, enquanto estava na estrada, retornando de sua fazenda na cidade de Bofete, no interior de São Paulo, para sua casa na capital paulista. Ana e Veiga trabalhavam juntos há quase 25 anos, sendo 23 desses à frente das câmeras.

Continua depois da Publicidade

Ana Furtado, que chegou a apresentar o “Mais Você”, em diversas ocasiões, com Louro, nas férias de Braga, também homenageou seu intérprete. “Trouxe alegria e momentos memoráveis para a televisão brasileira com o nosso eterno e icônico Louro José. Papagaio Um cara querido, doce e talentoso com quem tive o prazer de trabalhar junto algumas vezes. Querido Tom, descanse em paz“, publicou ela como legenda para uma imagem em que aparece dando um beijo no papagaio.

O repórter do ‘Mais Você’ Cauê Fabiano escreveu um texto lindo e sensível, recordando desde o primeiro encontro com Veiga até conversas mais recentes. “Tom tinha um coração imenso. Na primeira vez em que o encontrei, ele me deu um abraço forte, apertado, eu estava prestes a estrear no Mais Você. Batemos uma foto, demos risada, que energia boa! Aliás, na minha primeira entrada ao vivo, ele teve a delicadeza de me mandar uma mensagem de boa sorte. Este simples repórter recebia a maior das honrarias, e guardei esse print com entusiasmo. Na semana passada, rimos trocando mensagens sobre uma pauta agora em novembro. Uma história que não poderemos contar“, relatou.

Fico sem chão junto com um país inteiro, que perde um dos mais irreverentes e divertidos símbolos da televisão. Que triste te ver voar pra longe, Louro. Fique em paz. Sua voz e seu talento vão sempre ecoar no meu coração. Meus profundos sentimentos à família, toda a equipe e uma legião de espectadores. As manhãs perderam um pouco da graça“, desabafou o jornalista, que costumava se divertir no ar com o personagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tom tinha um coração imenso. Na primeira vez em que o encontrei, ele me deu um abraço forte, apertado, eu estava prestes a estrear no Mais Você. Batemos uma foto, demos risada, que energia boa! Aliás, na minha primeira entrada ao vivo, ele teve a delicadeza de me mandar uma mensagem de boa sorte. Este simples repórter recebia a maior das honrarias, e guardei esse print com entusiasmo. Na semana passada, rimos trocando mensagens sobre uma pauta agora em novembro. Uma história que não poderemos contar. Fico sem chão junto com um país inteiro, que perde um dos mais irreverentes e divertidos símbolos da televisão. Que triste te ver voar pra longe, Louro. Fique em paz. Sua voz e seu talento vão sempre ecoar no meu coração. Meus profundos sentimentos à família, toda a equipe e uma legião de espectadores. As manhãs perderam um pouco da graça.

Uma publicação compartilhada por Cauê Fabiano (@cauefabiano) em

Colega de emissora, na época em que Louro e Ana Maria ainda trabalhavam na Record, no “Note e Anote”, Eliana deixou uma mensagem para apresentadora. “Querida Ana Maria, receba todo o meu carinho. Meus sentimentos aos amigos e familiares do ator Tom Veiga que interpretava o carismático Louro José. Triste notícia. Descanse em paz“, postou a profissional do SBT.

Continua depois da Publicidade

Veterano da Globo, Serginho Groisman destacou a figura inesquecível, criada e vivida pelo ator durante 23 anos. “Tom Veiga: fica em paz. Meus sentimentos para a família e amigos. Incorporou um personagem que era irônico, engraçado e crítico. Fica marcado como figura única na TV. Tristeza profunda, querido Tom“, enalteceu o anfitrião do Altas Horas.

O Corinthians, time de coração de Veiga, também prestou seu tributo: “O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do ator corinthiano Tom Veiga, conhecido por interpretar o Louro José. O Timão se solidariza aos familiares e amigos desejando muita força neste momento de dor e luto“.

Confira a seguir mais homenagens:

Fátima Bernardes

Ivete Sangalo

Angélica

Luciano Huck

Luan Santana

Felipe Neto

Evaristo Costa

 

Ver essa foto no Instagram

 

RIP Minha homenagem a um querido amigo, dono de uma inteligência única. Vá em paz! Meu profundo sentimento aos familiares e amigos. 😢🖤

Uma publicação compartilhada por Evaristo Costa (@evaristocostaoficial) em

Gleici Damasceno

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma das minhas maiores alegrias dentro daquela casa era saber que uma das primeiras coisas que eu ia fazer era te encontrar. Meus sentimentos aos familiares ✨

Uma publicação compartilhada por Gleici Damasceno (@gleicidamasceno) em

Kaysar Dadour

Hugo Gloss

 

Ver essa foto no Instagram

 

Lembro dele na TV desde que eu era uma criança! A disputa de charadas de Louro José e Ana Maria Braga era uma das coisas mais divertidas e espontâneas de se assistir na época… O papagaio de brinquedo – que talvez poderia apenas servir de “escada” para a apresentadora – se tornou fundamental para o programa e ganhou status de co-apresentador junto a ela. Louro José era a cara do Brasil, um dos personagens mais emblemáticos de nossa TV. Conseguia fazer graça das coisas mais simples, ser ácido sem deixar convidados desconfortáveis, era um gênio do improviso e da TV ao vivo, dominava o que poucos sabiam. E o Tom é quem era ele… de modo que a partida do criador, nos arranca, a criatura que tanto nos alegrou nessas mais de duas décadas. Que parceria linda e fiel, a dele para com Ana Maria. A partir de amanhã, o “Mais Você” e as nossas manhãs não serão mais os mesmos, e eu queria desejar pra Ana muita força! Perder um amigo como esse é algo doloroso. Sentiremos muita saudade, Louro! Estaremos contigo, Ana. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Uma publicação compartilhada por Hugo Gloss (@hugogloss) em

Felipe Andreoli

Paulo Vieira

Continua depois da Publicidade

Marcos Veras

Ana Paula Araújo

Maria Beltrão

Regiane Alves

Mumuzinho

Walcyr Carrasco

Tom e Louro com certeza farão muita falta! Ficam aqui nossos sinceros sentimentos aos familiares, colegas de trabalho, amigos e fãs do ator. Que ele descanse em paz.