O final do capítulo de “Amor de Mãe” na quinta-feira (28) deixou muitos telespectadores bem descontentes. A Rede Globo exibiu a chamada de “estamos apresentando” antes do intervalo comercial, entretanto, na volta do break, veiculou apenas os créditos finais da novela, sem nenhum conteúdo novo.
A ação gerou revolta e vários comentários negativos nas redes sociais. “E essa pegadinha malandra de ir pro intervalo comercial da novela só pra obrigar a gente a ver esse intervalo irritante de ofertas black friday e depois retornar com o fim da novela! Hello Procon!”, tuitou Nilson Xavier, jornalista especializado em telenovelas.
E essa pagadinha malandra de ir pro intervalo comercial da novela só pra obrigar a gente a ver esse intervalo irritante de ofertas black friday e depois retornar com o fim da novela! #AmorDeMãe
Hello Procon!
— Nilson Xavier 📺 (@Teledramaturgia) November 29, 2019
“Ah, não, @RedeGlobo , esperar todo o intervalo comercial pra ver só o encerramento? Que golpe baixo! Kkkkkk #AmorDeMãe”, reclamou a jornalista Carla Vilhena. “Oxe, eu tava a esperando a novela voltar do intervalo e meteram o encerramento???? Estratégia pra gente ver as propagandas, dona Globo?”, revoltou-se uma internauta.
Ah, não, @RedeGlobo , esperar todo o intervalo comercial pra ver só o encerramento? Que golpe baixo! Kkkkkk #AmorDeMãe
— Carla Vilhena (@carlavilhenaa) November 29, 2019
https://twitter.com/brancaleticiapb/status/1200230002815569920
A colunista Patricia Kogut também criticou a estratégia. “Nota zero para essa moda lançada em ‘Amor de Mãe’ de encerrar um último bloco, ir para os comerciais e, na volta, mostrar só os créditos finais. O trouxa do espectador fica esperando. Eu, hein”, escreveu ela.
https://www.instagram.com/p/B5kYpqihQYY/
Por isso, a emissora decidiu se pronunciar. Para a colunista Cristina Padiglione, da “Folha”, a TV Globo explicou os motivos que levaram ao intervalo extra, afirmando que essa teria sido apenas uma “experiência pontual dentre as muitas experimentações recentes”.
A emissora disse que a prática foi inspirada pelo “mercado internacional”, respeitando “a dramaturgia do capítulo” e atendendo “a uma alta demanda do mercado em véspera de Black Friday.”
“É importante registrar que, na volta do referido break, houve o encerramento da novela, um trailer do próximo capítulo e o início imediato do programa seguinte – Mestre do Sabor”, ressaltou o comunicado oficial, concluindo o assunto.
Segundo a colunista da ‘Folha’, a Rede Globo foi questionada se a experiência voltaria a ocorrer, mas preferiu não responder. A jornalista ainda deixou claro seu descontentamento pelo folhetim ter sido encerrado com os dizeres “estamos apresentando” antes do intervalo, ao invés de “a seguir, cenas dos próximos capítulos”, prática recorrente no passado, ou com outro aviso que não iludisse o público.