O desmaio de Alane, momentos antes do início da segunda festa do “BBB 24” neste sábado (13), movimentou a casa e a web, rendendo uma série de comentários. Após a repercussão, a TV Globo – emissora responsável pelo reality – decidiu explicar o que teria influenciado o episódio.
Tudo aconteceu enquanto a sister falava com Nizam sobre a situação envolvendo Vanessa Lopes, dizendo que não queria omitir as conversas que ela teve com o brother. De repente, Alane perdeu a consciência e caiu nos braços do rapaz, que pediu ajuda de outros participantes para levá-la ao confessionário.
Tadeu narrando o desmaio da Alane. #BBB24 pic.twitter.com/NS4Q9Ze6mu
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 14, 2024
Alane acordou pouco depois, foi socorrida pela produção e recebeu atendimento médico. Mais tarde, ela foi liberada para curtir a noite ao lado dos outros confinados. Durante o quadro “Bem-Estar”, do “Encontro” de hoje (16), foi revelado que a sister lida com a síndrome do vasovagal, condição que teria ocasionado o desmaio.
De acordo com Valéria Almeida, jornalista que apresenta o boletim de saúde do programa, o distúrbio pode apresentar uma série de sintomas, entre eles o calor excessivo, fraqueza, tontura e palpitação – o que pode resultar num desmaio. Apesar de ser similar aos sintomas da queda de pressão, a síndrome é mais séria, porém bem comum entre a população.
“O que aconteceu com a Alane tem nome: síncope vasovagal. Isso é um reflexo da demora da chegada do sangue do coração até o cérebro. Essa falta de sangue, com oxigênio no cérebro, faz cair os batimentos cardíacos e, por isso, a pessoa desmaia. Quem faz essa ligação no nosso corpo é um nervo chamado vago, por isso esse nome. Ele fica na nuca e chega até o coração”, detalhou Almeida.
A má alimentação, movimentos bruscos do corpo, jejum prolongado, ambientes fechados ou com aglomeração, muitas horas em pé, calor excessivo e outras situações são apenas algumas das coisas que podem desencadear uma crise de vasovagal.
No caso de Alane, entretanto, o desmaio foi causado pelo estresse do jogo. “Alguns fatores podem provocar essa síncope: alteração climática (sair de um lugar quente e ir para um frio, e vice-versa), medicamentos, jejum, medo e ansiedade, que foi o caso de Alane”, acrescentou ela.
“É algo bem comum e é a metade da causa dos desmaios em pessoas jovens. Então, se acontecer com você ou alguém próximo, não deixe de investigar. É comum, mas, se acontecer uma coisa como essa, relate para seu médico, e ele vai identificar se é síncope ou algo mais sério”, finalizou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques