A britânica Patricia Smith, que completou 100 anos no mês passado, revelou seu segredo para uma vida longa e jovial: cremes, vinhos e uma rotina ativa. A centenária, que mora há 14 anos em uma casa de repouso em Arundel, West Sussex, comemorou o aniversário com direito a bolo e balões, junto dos seus familiares e amigos.
Patricia, conhecida por sempre ter um batom vermelho em mãos e pelo orgulho de sua aparência, atribui sua pele sem rugas ao uso constante de cremes hidratantes pela manhã e à noite. Além disso, Smith confessa ser adepta de tomar uma ou duas taças de Merlot ou uma dose de licor diariamente. “Aproveito cada dia. A vida é muito curta”, afirmou. Clique aqui para ver as fotos dela.
A rotina de cuidados com a pele e sua paixão por esportes desde a infância são os pilares para se ter uma vida longa, segundo ela. “Sempre fui saudável e esportiva”, explicou a centenária, que foi campeã nacional de obstáculos em 1938. Ela recordou que havia a possibilidade de representar a Inglaterra nas Olimpíadas naquela época, mas por conta da guerra, não aconteceu.
A centenária também fez questão de destacar a importância de manter a mente ativa. Patricia trabalhou como secretária e desenvolveu habilidades de taquigrafia de 160 palavras por minuto e utiliza seus conhecimentos até hoje. Ela se casou com um marinheiro, Julian Smith, na Segunda Guerra Mundial, e teve uma filha chamada Julie.
A história de Patricia é parecida com a de outra centenária, a enfermeira aposentada Olive Westerman, que celebrou o 100º aniversário ano passado. Ela atribui o segredo para a longevidade a uma vida tranquila e longe de “homens estranhos”. “Evite falar com homens estranhos e você ficará bem. Acho que o melhor conselho que posso dar é simplesmente ser feliz e contente por estar viva, e aproveitar ao máximo o que você tem“, aconselhou Olive.
As duas centenárias têm um ponto em comum em suas histórias e na visão sobre o mundo: a importância de aproveitar ao máximo a vida.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques