Nevasca deixa 19 brasileiros presos em estrada no Chile; equipes tentam resgate pelo 2º dia

De acordo com as autoridades chilenas, 20 pessoas já foram resgatadas

Uma nevasca intensa deixou 27 pessoas isoladas em uma rodovia no norte do Chile, entre eles 19 turistas brasileiros. O grupo está retido desde quarta-feira (25) na Rota 27-CH, próximo ao Paso Jama, na região de Antofagasta, devido à neve acumulada e à ação do chamad0 “vento branco”, que prejudica a visibilidade e o deslocamento.

Segundo informações divulgadas pela CNN Chile nesta quinta-feira (26), entre os isolados também estão cinco caminhoneiros e três membros do Conselho dos Povos Atacamenses. Há crianças e idosos no grupo. Eles ficaram presos após um caminhão derrapar no gelo e bloquear completamente os dois sentidos da estrada.

A pista foi rapidamente coberta por neve, em algumas áreas, a altura chegou a 60 centímetros, e os ventos fortes reduziram drasticamente a visibilidade.

As pessoas afetadas passaram a noite dentro de seus veículos, enfrentando temperaturas de até sete graus negativos. De acordo com o tenente-coronel Ariel Campos, os contatos foram feitos via telefone de satélite e os relatos indicam que todos estão bem. “Eles passaram a noite em boas condições“, contou, de acordo com a imprensa chilena.

A operação de resgate envolve equipes do Exército, carabineiros (força policial do Chile), bombeiros e socorristas. Até o momento, os agentes conseguiram avançar até o quilômetro 40 da rodovia, mas a neve acumulada e o vento branco forçaram pausas no trajeto.

Com um caminhão do Exército vamos transferi-los para Hito Cajón, onde serão tratados e depois com três caminhões vamos levá-los para San Pedro de Atacama“, revelou o tenente-coronel.

Continua depois da Publicidade

Após o km 63, um ônibus com 20 passageiros foi localizado e evacuado pelo Exército chileno. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a nacionalidade deles.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques