Um cãozinho da raça Chihuahua foi fundamental para o resgate de seu tutor após um acidente na geleira Fee, na Suíça. O relato foi divulgado neste domingo (6) pelo site da Air Zermatt, empresa de resgate aéreo que atua no cantão de Valais.
O episódio ocorreu na última sexta-feira (4), enquanto o homem fazia uma caminhada pela geleira, nos arredores da comuna de Saas-Fee, no sul do país. Ele andava com o cão no início da tarde quando o solo se rompeu e ele caiu em uma fenda com cerca de oito metros de profundidade. O animal permaneceu na borda do buraco.
Felizmente, o homem carregava um walkie-talkie amador, por meio do qual conseguiu pedir socorro. Uma pessoa da região chegou a receber o chamado de emergência, mas não conseguiu localizar com exatidão o ponto do acidente. Horas depois, às 15h (horário local), uma equipe da Air Zermatt decolou rumo à geleira.
A bordo do helicóptero, três especialistas em resgate iniciaram a busca pela área do colapso. No entanto, devido à vasta extensão da geleira, o buraco onde a vítima havia caído era praticamente invisível do alto.
A sorte foi a presença do Chihuahua. Durante as buscas, um dos especialistas notou um pequeno movimento sobre uma rocha: era o cachorro. E, ao lado dele, estava a abertura por onde o homem havia despencado.
“Graças ao comportamento do cão, a equipe conseguiu localizar com precisão o local do acidente. Os socorristas desceram com cordas até a vítima e conseguiram resgatá-la”, explicou a empresa.

Segundo o relato, o cãozinho permaneceu firme ao lado da fenda durante toda a operação, observando atentamente cada movimento dos socorristas. “É justo dizer que seu comportamento contribuiu significativamente para o sucesso da missão. O cão é um herói de quatro patas que pode ter salvado a vida de seu tutor em uma situação de extremo perigo”, declarou a equipe.
O homem e seu companheiro de quatro patas foram levados ao hospital de Visp, no sudoeste da Suíça, e passam bem.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques