O ciclista profissional de mountain bike Andreas Tonelli, de 48 anos, faleceu na terça-feira (15), após sofrer uma queda em uma região montanhosa no norte da Itália. Conhecido no ramo do ciclismo, o influencer italiano caiu em um barranco de difícil acesso em Val Gardena, no coração das Dolomitas.
Segundo o jornal italiano L’Unione Sarda, Tonelli pedalava sozinho em um trecho íngreme das montanhas de Vallunga, acima de Val Gardena, quando sofreu o acidente. Ele havia saído para pedalar no final da tarde e a demora em retornar chamou a atenção de um amigo.
Preocupado, o colega acionou as autoridades locais por volta das 21h (horário local). Poucas horas depois, às 1h da madrugada, equipes de resgate da Aiut Alpin localizaram o corpo já sem vida do ciclista no fundo de um desfiladeiro.

De acordo com as autoridades, Tonelli caiu de uma altura superior a 180 metros durante a trilha. O resgate do corpo foi concluído nas primeiras horas da quarta-feira (16).
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas pela Carabinieri, a polícia italiana. Após a confirmação da morte, a Norrøna, marca da qual Tonelli era embaixador, lamentou a perda e prestou uma homenagem nas redes sociais.
Ciclista Andreas Tonelli, conhecido por vídeos de aventuras radicais, morre na Itália. pic.twitter.com/ohiWh2yAaq
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) July 18, 2025
“É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia de que o ciclista profissional, verdadeiro cavalheiro e embaixador da Norrøna, Andreas Tonelli, perdeu a vida em um acidente de bicicleta no dia 15 de julho, próximo ao Piz Duleda, nos Alpes italianos. Andreas era uma voz apaixonada, dedicada e importante dentro da família Norrøna. Vamos lembrar sempre do seu sorriso largo e do seu amor profundo pelo mountain bike, pela natureza e pelas amizades construídas nesse caminho (…) Nossos mais sinceros sentimentos e condolências aos familiares e amigos”, declarou a marca.
Tonelli acumulava mais de 120 mil seguidores no Instagram, onde compartilhava conteúdos sobre ciclismo, mountain bike e manobras radicais. Apaixonado pelo esporte, ele também organizava passeios ao redor do mundo e era entusiasta da fotografia.
Horas antes do acidente, Andreas havia publicado um último Stories no Instagram. Sorridente, o atleta comemorava o fim de uma subida de 2,9 mil metros no Piz Duleda, justamente na região onde sofreu a queda.
Na legenda, ele escreveu: “A região onde cresci e vivo se chama Alto Ádige, a província mais ao norte da Itália. Mas, como passo sete meses por ano viajando, também chamo de lar todos os outros lugares do mundo onde me sinto feliz e livre”.
