FBI revela as primeiras imagens de suspeito de assassinato de Charlie Kirk

Autoridades dos Estados Unidos investigam conexão do suspeito com o crime; caçada mobiliza autoridades em Utah

O influenciador e ativista conservador Charlie Kirk foi morto a tiros durante um evento na Utah Valley University, nos Estados Unidos. O FBI divulgou imagens de um suspeito ligado ao caso e pede ajuda da população para identificá-lo. A investigação segue em andamento.

Após o assassinato do influenciador Charlie Kirk, ativista de extrema direita nos Estados Unidos e aliado do presidente Donald Trump, nesta quarta-feira (10), o FBI divulgou as primeiras imagens de um suspeito. O homem é considerado “pessoa de interesse” no caso. Segundo a ABC News, ele tem ligação direta com o crime.

O escritório do FBI em Salt Lake City se manifestou após a divulgação das imagens. Em nota publicada no X (antigo Twitter), as autoridades compartilharam duas fotos do indivíduo e fizeram um apelo à população.

“Estamos pedindo a ajuda do público para identificar essa pessoa de interesse em conexão com o assassinato de Charlie Kirk na Universidade do Vale de Utah”, afirmou a publicação.

FBI revela primeiras imagens de homem procurado pela morte de Charlie Kirk. (Foto: Reprodução/X)

De acordo com a emissora norte-americana, as autoridades iniciaram uma verdadeira “caçada” ao suspeito, que seria um estudante universitário. O FBI informou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11), que equipes estão trabalhando “dia e noite” para localizá-lo e identificá-lo.

Segundo o FBI, a hipótese é que o suspeito seja um estudante. (Foto: Reprodução/X)

A agência recuperou o que acredita ser a arma usada no tiroteio: um rifle de ferrolho de alta potência, encontrado em uma área de mata próxima ao local do crime.

Segundo o agente especial Robert Bohls, trata-se de um modelo mais antigo, um Mauser calibre .30-06, importado, que estava enrolado em uma toalha. A localização da arma coincide com a possível rota de fuga do suspeito.

Informações preliminares da investigação indicam que o cartucho disparado ainda estava na câmara, além de outros três cartuchos intactos. Todos continham inscrições que, segundo fontes da ABC News, expressavam uma suposta “ideologia antifascista”. O significado dessas mensagens segue em apuração pelas autoridades.

O rifle e as munições foram encaminhados ao FBI para análise de DNA e impressões digitais. Após a conclusão da perícia, a arma será desmontada para coleta de informações adicionais sobre sua origem.

Continua depois da Publicidade

Charlie Kirk foi baleado durante um evento na Utah Valley University, em Orem, Utah. Fundador da organização conservadora de ativismo estudantil Turning Point USA, ele palestrava para um grupo de estudantes quando foi atingido. O momento foi registrado por testemunhas e circulou nas redes sociais.

Assista abaixo:

O influenciador foi atingido no pescoço e chegou a ser socorrido. Kirk passou por cirurgia, mas não resistiu. Sua morte foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — de quem era aliado próximo — na plataforma Truth Social.

“O grande, e até lendário, Charlie Kirk, está morto. Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele foi amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora já não está mais entre nós. Melania e eu enviamos nossas condolências à sua bela esposa, Erika, e à família. Charlie, nós te amamos!”, escreveu Trump.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques