Vocalista do Imagine Dragons, Dan Reynolds fala sobre sua relação com a causa LGBT: “Unir a todos para entender as diferenças”

O cantor Dan Reynolds pode não ser a primeira pessoa que vem à cabeça quando a gente pensa em apoiadores da causa LGBT — em geral, quem mais levanta essa bandeira na indústria da música são as divas pop, né? –, mas o vocalista da banda Imagine Dragons tem se destacado cada vez mais por ser uma voz para a comunidade. E em uma linda entrevista à revista britânica Gay Times, Dan falou mais sobre sua relação com o movimento.

Dan é um dos organizadores do festival LoveLoud, que levantou um milhão de dólares para instituições LGBT em 2018. (Foto: Getty)

Criado em uma família mórmon em Las Vegas, ele conta que a religião foi um problema para ele já muito cedo. “Um dos meus melhores amigos na escola era gay e mórmon, e aquela foi a primeira vez em que eu me vi frente a um conflito com a minha religião”, diz. “Com 12 anos de idade eu tive de encarar o conflito que era, ‘bom, eu tenho um amigo que é gay e ele é talvez a melhor pessoa que eu conheço, então isso não faz sentido’. Aquela foi a primeira vez que eu questionei ‘a vontade de Deus’ e não senti como se Ele se alinhasse ao que o meu coração me dizia, que é que o amor do meu amigo é tão válido quanto o meu”.

Para ele, a maior questão está naquele discurso comum, propagado por várias religiões, de que o problema não é ser gay, mas sim agir como tal. “A única opção que estão dando à juventude LGBT é uma vida de celibato. E eles sabem que, baseado em inúmeros estudos, isso causa danos e leva a taxas mais altas de depressão, ansiedade e suicídio para essas pessoas”, afirma o cantor. “Então realmente não existe um espaço seguro para a juventude LGBT… e foi aí que percebi que tenho uma plataforma e todo um privilégio que me foi dado, mas o que eu vou fazer com isso? Estou usando essa plataforma? Ou só vivendo uma vida de privilégios”, questiona.

Segundo Dan, ele sabia desde o início que abraçar de vez essa causa poderia fazê-lo perder alguns fãs ou até mesmo ser criticado pelo movimento — afinal, ele é um homem branco e hétero tentando falar por pessoas LGBT. “Nossa cultura não vai avançar se as pessoas que têm privilégios não usarem suas vozes e plataformas para dar luz aos que foram estigmatizados”, explica. Com frequência, ele aparece envolto na bandeira do arco-íris em shows do Imagine Dragons, o que já fez com que ele recebesse cartas de pais que não deixariam seus filhos assistirem aos shows da banda com medo de que isso “os transformasse em gays”, conta.

Dan Reynolds no festival LoveLoud 2018, em Utah. (Foto: Jerod Harris/Getty Images for LOVELOUD Festival)

E apesar das reclamações e xingamentos, ele pretende seguir firme em sua luta a favor da comunidade LGBT. “Acredito que existam pessoas muito religiosas que são boas e querem ser amáveis, mas não sabem como alinhar isso com o que lhes foi ensinado a vida toda. Se eles sentassem e ouvissem com compaixão uma criança LGBT contar sua história, eu sei que eles se emocionariam o suficiente para mudar a maneira como olham para elas”, diz o cantor. “Trata-se de unir todo mundo para entender as diferenças e criar mudança, porque, no fim do dia, isso é sobre nossa juventude LGBT e abaixar as taxas de suicídio. Precisamos parar essa culpa religiosa de matar nossos jovens, ponto final. E todos deveriam concordar com isso”. Uau! Que homemmm, né?!

*Leia também:

– Vocalista do Imagine Dragons critica Eminem e aponta discurso de ódio em letra do rapper; entenda!

– Será sério? Dan Reynolds, do ‘Imagine Dragons’ envolve Beyoncé, Taylor Swift e mais astros em revelação sobre os ‘Illuminati’