Liam Neeson se defende das acusações de racismo após história de vingança polêmica: “Não sou racista”

Liam Neeson está tentando esclarecer seus últimos comentários controversos feitos em entrevista ao The Independent. Na circunstância anterior, o astro estava promovendo seu novo longa, “Vingança a Sangue Frio”, quando resolveu ilustrar o sentimento da raiva mencionando uma história de seu passado. Então, ele contou sobre o episódio em que quis matar “um homem negro depois de descobrir o estupro de uma amiga e querer se vingar.

De acordo com o ET Online, durante visita ao “Good Morning America”, o ator afirmou que o incidente em questão aconteceu “quase 40 anos atrás” e envolveu uma “amiga muito querida”, que disse que havia sido “brutalmente estuprada”. Atualmente, ela já faleceu.

Liam contou mais uma vez a mesma história ao programa de televisão, relembrando que, depois que a amiga disse que o suposto ataque fora feito por um homem negro, ele “deliberadamente saiu e foi em áreas ocupadas por negros da cidade, esperando ser incomodado por alguém para que pudesse ser fisicamente violento”. O ator explicou que fez isso quatro ou cinco vezes, até que se deu conta do absurdo de seus atos. “Realmente me chocou, esse instinto primitivo que eu tinha. Me chocou e me entristeceu”, falou. Liam afirmou que procurou ajuda depois do incidente, e “foi a um padre e fez sua confissão”. Ele também disse que conversou sobre o assunto com dois bons amigos, discutiu seus sentimentos e acrescentou que falar sobre isso por duas horas todo dia o ajudou a superar sua raiva.

(Foto: Getty Images)

A estrela de “Busca Implacável” negou fervorosamente ser racista, dizendo à apresentadora Robin Roberts: “Eu não sou racista. Isso foi há quase 40 anos, e porque eu cresci na Irlanda do Norte durante os conflitos, os anos 60, 70 e o início dos 80, havia uma guerra civil acontecendo lá, e eu tinha conhecidos que estavam envolvidos. A intolerância. Um católico morria, e no outro dia um protestante morria. Um pub católico era bombardeado e depois um pub protestante era bombardeado. Eu cresci neste ambiente, mas nunca fui parte disso”. 

A apresentadora perguntou ao ator por que ele perguntou especificamente à amiga sobre a raça do homem que lhe atacou, e Liam disse que também perguntou por outros detalhes físicos. Robin Roberts também quis saber se ele teria a mesma reação caso sua amiga tivesse dito que o culpado era um homem branco. “Ah, com certeza“, o astro respondeu. “Se ela dissesse irlandês, escocês, britânico, eu sei que teria agido do mesmo modo. Eu estava tentando demonstrar honra para defender minha querida amiga dessa forma medieval terrível. Eu sou um cara inteligente, por isso que fiquei chocado, e então eu voltei para a Terra depois de ter esses sentimentos horríveis. Com sorte, nenhuma violência aconteceu. Graças à Deus”. 

* Leia também:

— Após declaração polêmica de Liam Neeson, jornalista revela brincadeira inadequada do ator durante entrevista

— Liam Neeson é acusado de racismo nas redes sociais após admitir que queria matar “um homem negro” ao descobrir estupro de amiga

“Você acha que teria ido até o fim se tivesse encontrado um homem negro inocente que não fez nada errado?”, a apresentadora quis saber. “Sim. Sim. Esse era o meu sentimento. Eu queria extravasar. Porque a minha amiga foi brutalmente estuprada e eu achei que estava defendendo a honra dela. E eu admito isso. É uma curva de aprendizado”, ele respondeu.

Liam ainda acrescentou que ele espera que sua confissão levará outras pessoas a lidar com a raiva de maneira que não seja vingativa: “Conversar sobre essas coisas. Todos nós fingimos que somos politicamente corretos. Neste país, às vezes você apenas arranha a superfície e descobre racismo e intolerância. Está aqui. Eu lembro quando estava filmando ‘A Lista de Schindler’ na Polônia há 26 anos e ouvindo observações de motoristas que estavam nos levando para o set, pensando comigo mesmo: ‘Eu estou ouvindo certo? Esse cara está fazendo comentários antissemitas para mim, que estou interpretando Oscar Schindler?’. E aconteceu várias vezes”. Veja a entrevista completa abaixo:

Complicado, né, gente? O que você acha dessa história toda?