Se tem uma coisa que não podemos negar é que o “BBB 20” foi uma das edições mais bem-sucedidas da TV Globo em termos de repercussão e audiência. No Top 10 dos maiores paredões na história do reality show, por exemplo, sete são apenas desta temporada. Isso sem falar no recorde mundial de mais de 1,5 bilhão de votos, que entrou até para o Guinness Book!
Com tantos números, é necessário uma preparação gigantesca – e a emissora tem! Nesse domingo (26), a Globo abriu as portas de seu Data Center, centro de processamento de dados, em uma reportagem no “Fantástico”. A matéria deu mais detalhes de como funciona a computação de votos no “local ultra mega secreto”, que fica bem “longe da casa do BBB”.
Renata Ceribelli visitou a central descrita como “barulhenta, fria e lotada de servidores com uma capacidade gigantesca de processamento”. “Para se ter uma ideia, eles são capazes de receber até um milhão de votos por minuto”, declarou ela.
Os votos não só são computados, como também passam por um monitoramento pra garantir, entre outras coisas, a segurança e o armazenamento de alguns dados do público votante. É desta forma que a emissora sabe, por exemplo, que o primeiro voto recebido na final do programa foi de um homem de 52 anos, morador de Niterói, que vota desde 2018.
Esse é um perfil bem diferente do que caracterizou esta edição do reality. “67% de votos são de mulheres, mais da metade de jovens de até 24 anos, bem distribuído no Brasil inteiro, com uma concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro. E as pessoas votam muito”, explicou Wanderley Baccalá, CEO da globo.com.
Baccalá demonstrou o sucesso mencionando o recorde do paredão entre Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari Gonzalez. “Essa edição do programa tá, realmente, um engajamento especial. Nós conseguimos, em um paredão, mais do que toda a quantidade de votos da edição passada. Que foi o paredão com mais de 1,5 bilhão de votos”, relembrou. E olha que o BBB de 2019 até então segurava o recorde de 202 milhões de votos, na disputa entre Carol, Elana e Paula.
O CEO ainda analisou o possível motivo para o sucesso da temporada. “Essa edição do programa tem um apelo especial, tem os influencers, tem um público mais jovem, mais ligado e conectado, que vota muito. A pessoa que mais votou, votou mais de mil vezes em um único paredão. Ela fica basicamente as 48 horas votando”, pontuou.
Sucesso, né? Assista ao vídeo completo da reportagem:
https://www.youtube.com/watch?v=VkIQvY3Re7U