Na última quinta-feira (30), Kim Kardashian publicou um tutorial de maquiagem nos Stories, utilizando produtos de sua marca “KKW Beauty”. Entretanto, um detalhe chamou atenção dos seguidores da socialite, que acabou virando alvo de críticas nas redes sociais.
Em certo trecho do vídeo, a empresária, toda maquiada, pediu que os fãs não a “julgassem por suas mãos pálidas”, enquanto aparecia aplicando brilho labial. Prints do vídeo foram compartilhados por internautas, que não puderam deixar de notar a discrepância entre o tom de pele do rosto e das mãos de Kim.
she said don’t judge her for her pale hands 😩😂 pic.twitter.com/ljJ1lBa4mX
— return of the naz (@nazmraz) April 30, 2020
“Por que ela não usa [maquiagem] da cor da pele real, em vez de usar tons escuros demais para ela? As perguntas precisam de respostas”, questionou um perfil. “Ela gosta de um blackface”, respondeu outro. O youtuber Jay Versace, por sua vez, fez uma pequena correção na publicação da sister: “Me desculpe por ser branca”. “Não a julguem por seu blackfishing”, concordou outro. O termo “blackfishing” é usado para quando alguém finge ser negro ou miscigenado.
https://twitter.com/KittyLeSiren/status/1255930133937975296?s=20
sorry for being white * https://t.co/E7Mb0XM8Te
— mr.versace (@JAYVERSACE) April 30, 2020
She said don’t judge her for blackfishing pic.twitter.com/uW5hIKdhLV
— doja cats poosy fat (@badgyaltyra) April 30, 2020
As críticas continuaram, enquanto as imagens do rosto e da mão de Kardashian West acumulavam milhares de likes, retuítes e comentários. “Ela está em negação sobre sua verdadeira cor de pele”, satirizou um usuário. “As mãos dela são como o meio dia e o rosto, 6h55 da noite”, brincou outro. “Elas realmente se esquecem que são brancas”, alfinetou uma terceira.
“Kim não se considerou APENAS pálida. Ela está insinuando que suas mãos não são de sua verdadeira cor, quando são. Ela está fazendo blackfish, que é literalmente ela se fantasiar como uma pessoa negra. Pessoas cuja cultura ela se apropriou várias vezes e em cima da qual construiu uma carreira”, desaprovou uma última.
?, she’s so in denial of her true skin color ?
— Shanice (@shanice_thusi) April 30, 2020
Her hand is like 12pm and her face is like 6:55 pm
— Sensei Shmensei (@Biggavellz718) April 30, 2020
They really be forgetting they are white ?
— Deja Vu Hive President (@maiyasimone) April 30, 2020
Also Kim didn’t JUST call herself pale. She’s implying her hands are not her true complexion when they are. She’s blackfishing which is literally her cosplaying as a black or brown person. People whose culture she has appropriated multiple times and has built a career out of.
— Fais moi croire (@Lexistansrih) May 1, 2020
Essa não foi a primeira vez que Kim foi acusada de praticar “blackfishing”. Em fevereiro, a empresária publicou vídeos fazendo o uso de sua maquiagem corporal, mostrando um antes e depois de suas mãos e gerou polêmica na internet. “Quando saio, um truque que faço é aplicar maquiagem corporal em minhas mãos, porque elas são muito mais pálidas que o restante do meu corpo. A boa notícia é que a base é à prova d’água, então ela não sai quando você lava as mãos! É incrível e combina com o restante do meu corpo!”, afirmou ela, ao divulgar os produtos de sua linha. Confira:
My gaaaaawd the transition pic.twitter.com/tnzBIZWddZ
— 216 Cuban Doll (@yurdadsgurlfren) February 20, 2020