Os protestos antirracistas, iniciados após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, ultrapassaram fronteiras e estão acontecendo ao redor do mundo. Nesta quarta (03), o astro da nova trilogia de “Star Wars”, John Boyega, foi a uma manifestação no Hyde Park, em Londres, e fez um discurso poderoso sobre o movimento, além da necessidade de mudança na sociedade.
Ao resto dos manifestantes, John falou não só sobre a morte brutal de Floyd, mas também sobre outros homens e mulheres pretos que perderam a vida graças à violência da polícia. “Eu estou falando do meu coração. Olha, eu não sei se vou ter uma carreira depois disso, mas f*da-se. Este é um momento em que somos, agora, uma representação física da nossa mentalidade, do nosso ideal compartilhado de que vidas negras importam”, afirmou.
“Hoje é sobre as pessoas inocentes que estavam no meio de seus processos. Nós não sabemos o que George Floyd poderia ter conquistado, nós não sabemos o que Sandra Bland poderia ter conquistado, mas hoje, nós vamos nos certificar para que isso não seja um pensamento estranho para nossos jovens”, disse. John começou a chorar, e afirmou: “Eu preciso que vocês entendam o quão doloroso é essa m*rda. Eu preciso que vocês entendam o quão doloroso é ser lembrado todo dia que a sua raça não significa nada e esse não é mais o caso, esse nunca foi o caso”.
O astro também usou o momento para lembrar homens pretos sobre a importância de mulheres pretas. “Homens pretos, nós precisamos cuidar das nossas mulheres pretas. Elas são o nosso coração, o nosso futuro, nós não podemos demonizar os nossos, nós somos os pilares da família. Imagine isso: uma nação que é feita com famílias individuais que estão florescendo, que são saudáveis, que se comunicam, que criam seus filhos com amor, que tem uma chance maior de se tornarem seres humanos melhores, e é isso que nós precisamos criar. Homens pretos, começa com vocês, acabou, cara. […] Nós precisamos ser melhores”, falou.
John terminou seu discurso com palavras fortes: “Vidas pretas sempre importaram. Nós sempre fomos importantes. Nós sempre significamos algo. Sempre conseguimos, independentemente. E agora é a hora. Eu não vou esperar”. Confira abaixo:
No Twitter, o discurso de John fez sucesso e despertou diversas reações. Sobre a fala de “não sei se vou ter uma carreira depois disso”, o diretor Jordan Peele (“Corra!”, “Nós”) garantiu: “Nós apoiamos você, John”. A postagem teve 806 mil curtidas até agora, e mais de 137 mil comentários.
We got you, John. https://t.co/oX7Rr52omx
— Jordan Peele (@JordanPeele) June 3, 2020
“John Boyega merece o respeito de todo mundo. Ele não deveria ter que se preocupar em perder sua carreira porque está se manifestando. Ele está mudando o mundo agora e nós precisamos escutá-lo e respeitá-lo”, disse um perfil.
https://twitter.com/spideyssweeney/status/1268216381117472768
“Vocês idolatram as celebridades erradas há um tempo, JOHN BOYEGA é de verdade. Um rei, de fato”, afirmou outro.
https://twitter.com/o_kanyy/status/1268200369559085056
“Deixe grandes imagens viverem. Você falou bem. Sempre amei meu cara John Boyega”, disse o ator britânico Michael Dapaah.
Let Great Images Live On. You spoke well. Love Always my guy John Boyega pic.twitter.com/8Od2XBtrXC
— Michael Dapaah (@MichaelDapaah) June 3, 2020
“Eu vou comprar um ingresso extra para qualquer filma que o John Boyega esteja”, garantiu Rebecca Theodore-Vachon, crítica de cinema e TV.
I will be buying extra movie tix for whatever John Boyega is. https://t.co/3zqveW89fM
— FilmFatale_NYC 🇭🇹 🇩🇴 🇺🇸 (@FilmFatale_NYC) June 3, 2020