Após críticas, GloboNews escuta telespectadores e escala jornalistas negros para debater racismo; Edição histórica é celebrada na web — confira!

Reconhecer o erro é sempre o melhor caminho… Ontem (2), o canal GloboNews despertou descontentamento em seus telespectadores ao reunir um painel composto exclusivamente por comentaristas brancos para discutirem as manifestações antirracistas. Após a repercussão negativa, nesta quarta (3), a emissora pediu desculpas pelo equívoco.

Logo no início do programa “Em Pauta”, o apresentador Marcelo Cosme se dirigiu ao público para falar sobre o ocorrido. “Os jornalista que dividiram comigo a cobertura ontem eram todos experientes e com alto nível profissional eram todos brancos. Eu estaria mentindo se dissesse que foi um acidente”, confessou.

Continua depois da Publicidade

“A Globo tem a diversidade como um valor e se orgulha dos profissionais negros que têm em frente às câmeras e por trás delas. Profissionais de altíssimo nível que comandam alguns a apresentação de telejornais aqui na GloboNews e também na TV Globo. E busca e continuará buscando ampliar essa diversidade. Mas por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros ainda não são tantos quanto desejado”, observou.

O jornalista também trouxe para a tela o print que viralizou na internet criticando o painel do jornal. “Essa foto aí, do painel do ‘Em Pauta’ de ontem, mostrada nas redes sociais, acabou viralizando. Ela foi para lá com a seguinte frase: ‘Rapaziada, a pauta era o racismo’. Pois bem, nós entendemos o recado”, avisou. “E hoje a GloboNews aceitou uma sugestão da nossa colega Márcia Gonçalves, lá do ‘Profissão Repórter’, e convidou profissionais do mais alto gabarito do nosso time para discutir um tema que eles conhecem muito bem, porque o enfrentam em suas vidas”, falou.

Continua depois da Publicidade

E não foi só isso! Ao anunciar o painel composto por Maju Coutinho, Zileide Silva, Aline Midlej, Flávia Oliveira e Lilian Ribeiro, Marcelo Cosme passou o comando da atração para Heraldo Pereira. “Eles farão o ‘Em Pauta’ de hoje com o Heraldo na apresentação. E o tema principal, assim como nos outros dias, são as manifestações nos Estados Unidos e no Brasil. Além, é claro, do mundo inteiro”, explicou.

Antes de deixar a transmissão, o âncora da atração também deu as boas-vindas em especial para Zileide e Flávia, que agora irão fazer parte do programa regularmente. “A gente tá muito feliz com a chegada delas”, comemorou Marcelo.

Continua depois da Publicidade

No Twitter, os internautas elogiaram a edição considerada como histórica. “Sem dúvidas, um momento histórico na TV brasileira: não apenas por ter um telejornal comandado por seis pessoas negras, mas também pelo fato de cinco delas serem mulheres”, apontou uma usuária. “‘Em Pauta’ na GloboNews, só negrxs no programa. Estou vivo e vendo isso na TV brasileira. 5 comentaristas negras e 1 apresentador negro. Feliz pra c*cete em ver isso. Não consigo descrever tamanha felicidade”, se emocionou o jornalista Diego Moraes.