Neste sábado (19), o UOL Esporte divulgou uma reportagem em que ex-namoradas de Lucas Strabko, o Cartolouco de “A Fazenda 12”, relataram ter sido vítimas de relacionamentos abusivos com o jornalista – com ofensas, traições, violência física e moral. Procurada pelo site, a equipe e a família do participante do reality show se manifestaram sobre o assunto.
As duas ex-namoradas de Cartolouco contatadas permitiram a publicação de suas histórias, mas optaram por não serem identificadas e evitar possíveis represálias. O primeiro namoro começou em 2012, quando o casal estava no ensino médio. Já o segundo relacionamento terminou em 2019, após cinco anos.
Essa segunda namorada – que o peão conheceu na faculdade Cásper Líbero – contou às amigas que sofreu abusos psicológicos e físicos durante o período em que ficaram juntos. Além disso, amigos e uma testemunha ocular relatam ao menos uma ocasião em que ela teria sido agredida e teria ido ao hospital.
Suposta agressão em viagem ao Guarujá
Em março de 2016, Lucas e a namorada viajaram juntos para a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. De acordo com o relato, a mulher teria sido agredida no elevador do prédio em que estavam hospedados, após uma discussão. A dona do apartamento, que foi anfitriã dos dois, revelou ao UOL que assistiu às imagens das câmeras de segurança no dia seguinte, e que os registros teriam confirmado a agressão.
“Pedi ao zelador a filmagem da câmera de segurança. O vídeo mostrou que eles estavam tendo uma discussão, e ele deu um tapa na cara dela. Ele vira a mão na cara dela e dá um recuo”, declarou ela, que também optou pelo anonimato. A reportagem procurou a administração do condomínio em busca das imagens, entretanto, os responsáveis afirmaram não possuir o vídeo em questão.
O relato acrescenta que Lucas teria intensificado as agressões, o que obrigou sua namorada a procurar um atendimento médico. O hospital Santo Amaro, em Guarujá, também confirmou que ela deu entrada nos dias 6 e 7 de março de 2016. Entretanto, a instituição afirmou que não poderia dar mais detalhes sobre as ocorrências.
Após deixar o hospital e retornar da viagem, a namorada de Lucas ficou cerca de uma semana sem ir à faculdade. Mesmo assim, suas amigas perceberam hematomas quando ela retornou às aulas. “Ela estava com um olho roxo, mas falou que tinha sido assaltada… Dava pra perceber que tinha sido uma agressão. Nós, amigas, suspeitávamos, mas ela demorou muito pra falar que o Lucas batia nela”, disse a jornalista Flora Cruz, que também estudava na Cásper Líbero na época.
De acordo com a reportagem, a vítima nunca denunciou o caso à polícia. Por isso, Lucas nunca foi formalmente acusado. Ainda assim, o caso das supostas agressões de Cartolouco circulou entre os ex-estudantes da faculdade. “Quando soube o que tinha acontecido, tomei a decisão que achei que me cabia, que era cobrá-lo e tentar convencer os nossos amigos em comum a fazer o mesmo”, afirmou um amigo do jornalista, que diz tê-lo questionado sobre o assunto.
Amigo teria confrontado Cartolouco
Um amigo próximo de Lucas – que também teve a identidade preservada – contou que soube das supostas agressões em janeiro de 2020, e com isso decidiu confrontá-lo a respeito. Em prints de conversas entre eles, divulgados pelo UOL, Cartolouco teria admitido o caso e dito que sofria “há anos” por essa questão. Nas supostas mensagens trocadas pelo Facebook, Strabko escreveu: “Você acha mesmo que eu quis ter feito essas merdas? Você acha que é fácil? Foi. Mas tudo bem”.
Na sequência, o amigo teria manifestado sua insatisfação com a postura dele: “Você não pediu ajuda, deixou acobertado até agora e, c*ralho, você bateu nela, mano, mais de uma vez”. Cartolouco respondeu: “Acha que é fácil? Se eu tivesse cagando, não estaria trocando essa ideia com você. Não sou f*da-se com esse assunto, mas não acho justo você chegar, falar e sumir”. Olha só:
Em dado momento, o amigo de Cartolouco aparece dizendo: “O que você podia ter feito era não agredir sua namorada, cara”. Com isso, o participante de “A Fazenda 12” apenas respondeu: “Não justifica, mas eu não poderia ser agredido também”. Antes de bloqueá-lo e cortar relações com Lucas, o amigo teria desabafado sobre a questão. “Já tratava ela mal pra c*ralho e a gente fazia vista grossa, até te protegia quando as minas dos nossos amigos ficavam te enchendo o saco. Agora isso é f*da. Já deu, mano”, escreveu ele a Strabko. Confira:
Outra namorada alega manipulações psicológicas
A outra namorada, também ouvida pela reportagem do UOL Esporte, se relacionou com Strabko antes dos eventos narrados acima, enquanto eles ainda estavam no ensino médio. Ela negou ter sido vítima de agressões físicas. Entretanto, alegou ter sofrido manipulações psicológicas em decorrência de traições.
“Ele falava pra todo mundo que eu era louca, doente. Fazia piadas com os amigos na rádio sobre mim, sobre como me traía e, se eu questionasse, ele dizia que não tinha nada a ver, que era coisa da minha cabeça. Se eu ia encontrá-lo e acontecesse de borrar o meu batom, ele falava que eu estava traindo ele”, recordou a moça.
Posicionamento da família
Com a reportagem, o pai de Cartolouco, Gerson de Almeida Strabko, foi procurado e opinou que as denúncias teriam sido feitas para prejudicar a imagem de seu filho. “Ele é um garoto forte. É um menino trabalhador, bacana, estudioso e chegou aonde chegou por conta própria. Estou muito indignado e triste”, lamentou ele, que também afirmou não ter conhecimento dos casos.
Quando questionado sobre as informações da reportagem, Gerson mencionou que o casal realmente viajava com frequência ao Guarujá. Contudo, ele acredita que as denúncias têm caráter duvidoso. “Se eles tiveram um relacionamento conturbado, por que durou tanto tempo?”, queixou-se ele. O pai de Lucas citou que o filho e a namorada também moraram no Rio de Janeiro por um período, o que impossibilitaria a família – que vive em São Paulo – de saber de possíveis agressões.
Em nota ao hugogloss.com, a equipe de Cartolouco afirmou que não poderia falar em nome do participante de “A Fazenda 12”. Entretanto, declarou que “há anos o Cartolouco está na mídia e absolutamente nada do tipo veio à tona até o presente momento, e que não há e nem nunca houve qualquer denúncia formal contra o Lucas”, pedindo por responsabilidade no caso.
Confira a nota na íntegra:
“Gostaríamos de esclarecer que não podemos falar pelo Lucas, o Cartolouco. Esperamos que todos os fatos sejam elucidados de forma responsável e que seja dado a ele o mesmo direito e espaço de defesa que se deu à acusação. Gostaríamos de ressaltar também que há anos o Cartolouco está na mídia e absolutamente nada do tipo veio à tona até o presente momento, e que não há e nem nunca houve qualquer denúncia formal contra o Lucas. Mais uma vez, pedimos responsabilidade e ressaltamos que todos os lados dessa história merecem e devem ser ouvido”.
Para conferir a reportagem do UOL Esporte, clique aqui.