Na tarde desta segunda-feira (21), duas crianças negras foram expulsas a tapas do restaurante Malibu, no centro de Campina Grande, Paraíba. Eles tentavam vender doces dentro do local. O dono do estabelecimento foi preso em flagrante pela Polícia Militar, acusado do crime. Um dos meninos teve uma lesão na orelha esquerda, resultado da agressão.
O empresário é Luiz Manuel Medeiros Costa, de 60 anos. Ele foi levado para a Central de Flagrantes de Campina Grande, onde prestou depoimento negando o crime, e afirmando que apenas retirou as crianças do restaurante porque estavam mexendo na comida do bufê. Após ser feito um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), que consta o crime de lesão corporal, e de assinar um Termo de Compromisso, o homem foi liberado para responder em liberdade.
A Polícia Civil da Paraíba relatou que a autoridade policial de plantão não estabeleceu um valor de fiança. Em vídeo que circula na internet, testemunhas da agressão filmaram as crianças depois do acontecido. Um homem mostra a lesão na orelha de um dos garotos. “O menino aqui foi lá vender a balinha dele no restaurante Malibu, e o dono simplesmente meteu a mão no pé do ouvido dele, olha só, tá bem inchadinha a orelha dele. Isso é o quê? Já pensou se fosse um menino branco, filho de madame, estava nessa situação?“, questiona a pessoa. Os garotos estavam visivelmente assustados.
Dono restaurante Malibu em Campina Grande agrediu uma criança qvendia doces no seu restaurante!!! É assim q começa…sabemos o fim vendo o vídeo do Carrefour!! pic.twitter.com/2QLvPRA0yY
— Julia Mangueira (@MangueiraJulia) December 22, 2020
O garotinho que é visto machucado nas imagens fez um exame de corpo de delito no IPC (Instituto de Polícia Científica), e depois foi ao encontro do pai na Central de Flagrantes. Segundo a Polícia Civil, “como não houve lesões graves, para a polícia só precisou o corpo de delito no IPC”. A instituição informou, ainda, que o caso será levado para a Delegacia da Infância e Juventude, em que será investigado se houve outros crimes cometidos por Luiz contra as crianças.