BBB21: Equipe de Fiuk diz que cantor está sob “abstinência de medicações” para depressão; Globo se esquiva sobre situação

Na noite deste sábado (13), o perfil oficial de Fiuk emitiu uma nota no Facebook repudiando memes e brincadeiras que têm circulado nas redes, relacionadas a aparência e condições mentais do participante do “BBB 21”. O comunicado diz também que o músico, diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), depressão e ansiedade, estaria em abstinência de remédios por conta do confinamento.

O texto veio acompanhado de um vídeo em que Caio alega que o cantor não havia entendido uma orientação dada por ele. Logo, Juliette e Karol Conká explicam que Fiuk sofre de um transtorno e pode não interpretar corretamente algumas informações. “O principal sintoma do TDAH é a desatenção extrema, que pode resultar na impercepção de coisas ditas como ‘óbvias’ por muitos do tribunal da internet, que julgaram-no ignorantemente após a Prova do Anjo”, avisou a equipe do rapaz, que foi eliminado nos primeiros segundos da disputa, após desobedecer uma das regras.

Continua depois da Publicidade

As “piadas” feitas na web com o rapaz foram consideradas “de cunho extremamente desrespeitoso”. “A maneira que a sociedade sente prazer em brincar com a dor do próximo é devastadora. Os transtornos psicológicos e seus estigmas jamais devem ser motivos de zombaria”, informou a publicação, mencionando ainda que as intensas crises de choro e outros comportamentos do artista seriam reflexo de uma abstinência de medicações para depressão e ansiedade. Até mesmo o cigarro seria um tipo de válvula de escape para o brother lidar com as frequentes recaídas emocionais.

“O fumo excessivo de cigarro é uma válvula de escape/controle para toda a ansiedade causada pela pressão, exclusão e perseguição que ele vem sofrendo nos últimos dias (…) Todo o ódio gratuito que ele tem sofrido nos deixou extremamente preocupados em como ele reagirá com tudo isso. Por favor, eduquem-se antes de destilar ódio e desinformação. Tenham empatia e compaixão”, encerrou a nota.

As crises de choro e “desânimo” de Fiuk em momentos do jogo, foram alvo de piadas nas redes.  (Foto: Reprodução/Globoplay)

Procurada pelo hugogloss.com, a Rede Globo se esquivou ao ser questionada se os participantes podem tomar medicamentos para tratar a saúde mental no reality. “Respeitando o sigilo médico-paciente, não divulgamos informações de tratamentos de participantes. Ressaltamos, porém, que o atendimento médico está sempre à disposição dos participantes durante todo o programa, assim como o atendimento psicológico”, afirmou o comunicado.

A questão sobre a saúde mental dos brothers e o uso de remédios não é exclusiva desta edição do reality. No “BBB 20”, Gabi Martins revelou aos colegas, em prantos, que em 2019 contava com ajuda de medicação para enfrentar uma depressão, mas abandonou o tratamento antes de entrar no programa. Em 2013, Fani Pacheco também teve crises de choro e afirmou que as alterações de humor estavam ocorrendo em função da falta de remédios que tomava antes de entrar no BBB.

De acordo com as normas da Globo, os participantes entram no reality cientes do que pode e do que não pode ser levado para o confinamento. Tudo é amplamente acordado entre a emissora e os selecionados.

Continua depois da Publicidade

Confira a nota publicada pela equipe de Fiuk na íntegra:

“Nós do #TeamFiuk viemos prestar um esclarecimento a respeito de tudo que o Fiuk vem sofrendo dentro do #BBB21: Fiuk é diagnosticado com TDAH, depressão e ansiedade. O principal sintoma do TDAH é a desatenção extrema, que pode resultar na impercepção de coisas ditas como ‘óbvias’ por muitos do tribunal da internet que julgaram-no ignorantemente após a Prova do Anjo.

Memes e piadas sobre a aparência e as condições mentais do Fiuk são de cunho extremamente desrespeitoso. A maneira que a sociedade sente prazer em brincar com a dor do próximo é devastadora. Os transtornos psicológicos e seus estigmas jamais devem ser motivos de zombaria.

Continua depois da Publicidade

No programa, ele está em evidente abstinência de medicações para a depressão e ansiedade. Isso vem afetando muito o estado psíquico dele. Como já dito pelo Fiuk, esses transtornos deixam-no isolado e causam intensas crises de choro. Fiuk possui hipersensibilidade resultada de suas doenças crônicas, que geram sérias recaídas emocionais.

O fumo excessivo de cigarro é uma válvula de escape/controle para toda a ansiedade causada pela pressão, exclusão e perseguição que ele vem sofrendo nos últimos dias. Nós do #TeamFiuk sempre jogamos com a honestidade e a nossa torcida continuará nesse caminho.

Estar exposto para milhares de pessoas em rede nacional é um grande desafio para o Fiuk, que sempre foi uma figura pública e nunca expôs seus transtornos. Todo o ódio gratuito que ele tem sofrido nos deixou extremamente preocupados em como ele reagirá com tudo isso. Por favor, eduquem-se antes de destilar ódio e desinformação. Tenham empatia e compaixão”.