Mais detalhes sobre o acidente trágico envolvendo Alec Baldwin estão sendo revelados… Segundo depoimento do diretor do filme, Joel Souza, divulgado neste domingo (24), o consagrado ator apontava o revólver para a câmera do set de “Rust”, quando o armamento disparou, atingindo e matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins. A profissional tinha 42 anos.
As autoridades de Santa Fé, Novo México, concluíram que Baldwin recebeu a arma de um assistente. A profissional teria afirmado que o dispositivo estava descarregado. “Joel disse que estava olhando por cima do ombro de Hutchins, quando ouviu o que parecia um chicote e um estalo alto“, revela o documento oficial.
A diretora de fotografia foi atingida na região do peito, e reagiu, se queixando de dor. “Joel então se lembra vagamente de que ela reclamou de dor no estômago e agarrou a barriga. Ele também disse que Hutchins começou a tropeçar para trás até ser ajudada“. Reid Russel, cinegrafista do longa que estava ao lado da moça quando ela foi baleada, relatou que ela dizia não conseguir sentir as pernas.
Ainda neste domingo, o pai de Halyna, Anatoly Androsovych, se manifestou pela primeira vez. Em entrevista ao The Sun, ele declarou: “Ainda não conseguimos acreditar que a Halyna se foi, e a mãe dela está enlouquecendo com o luto. Meu neto foi terrivelmente afetado. Ele está perdido sem a mãe. Mas eu não responsabilizo Alec Baldwin. É culpa das pessoas que manejam as armas nos bastidores”. O patriarca ainda avisou que o cunhado Matt Hutchins, que é advogado, “decidirá se uma ação legal será tomada”.
Svetlana Androsovych, irmã mais nova de Halyna, também se posicionou, apontando “negligência” por parte da produção do filme e levantando suspeitas sobre o ocorrido. “Como este descaso foi permitido por uma equipe de profissionais? Esta é uma coincidência completamente absurda. Não sei para onde a investigação vai levar, mas há tantos palpites. Poderia, tudo isso, ter sido uma armação? É tão difícil dizer. Só Deus sabe o que aconteceu, mas é incrivelmente duro ter que passar por isso. A única coisa que eu e meus pais queremos agora é poder estar perto do marido de Halyna e de seu filho”, declarou.
Além dos familiares da profissional, Jensen Ackles, ator do elenco de “Rust”, se pronunciou. “Eu nem sei por onde começar. Esta foi uma tragédia de proporções épicas que ainda estamos processando. No início da semana passada, me senti compelido a dizer a Halyna o quão incrível eu a achava. Eu disse a ela como eu achava que suas fotos eram incríveis e como era emocionante ver ela e sua equipe trabalharem. Verdadeiramente“, relembrou ele.
“Ela riu, agradeceu e me deu um abraço. Serei eternamente grato por termos tido esse momento. Ela tinha coragem e paixão que contaminaram toda a equipe de cima para baixo. Ela foi uma inspiração. Meu coração e minhas orações vão ao marido, ao filho de Halyna e ao resto de sua família. Simplesmente não há palavras suficientes para expressar o quão grande essa perda foi. Ela fará muita falta para todos nós que a conhecíamos e admirávamos“, lamentou o ator, em um post no Instagram. Em seguida, o astro de “Supernatural” revelou que ele e sua esposa, Danneel Ackles, fizeram doações para a vaquinha organizada para dar suporte à família de Hutchins, e também incentivou que outras pessoas colaborassem.
View this post on Instagram
Neste sábado (23), uma vigília em homenagem à Hutchins foi organizada em Albuquerque, pelo Sindicato de Diretores de Fotografia. O evento contou com a presença de centenas de pessoas – dentre eles, fãs e colegas de trabalho – que protestaram contra o crescente número de acidentes envolvendo armas de fogo em sets de filmagem.
Durante o memorial, muitas velas foram acesas, enquanto pessoas levantaram placas com os dizeres: “Ela merecia um local de trabalho seguro!”. Em outra, estava escrito: “S.O.S. segurança nos sets”. Outra homenagem está marcada para acontecer ainda hoje (24), em Burbank, na Califórnia.