Izabela Amorim, uma jovem de 21 anos, teve uma surpresa pra lá de desagradável ao provar um hamburguer que havia comprado recentemente. Assim que a auxiliar de veterinária experimentou o alimento, ela sentiu um gosto muito estranho. Foi então que veio o choque: o produto estava vencido há 10 anos. Meu Deus!
O caso aconteceu na cidade de Santos (SP) e, por mais que o hamburguer já estivesse expirado uma década atrás, ele foi comercializado normalmente em 2022. “O produto foi comprado no dia 10, semana passada, na unidade do supermercado ‘Dia’ da Avenida Conselheiro Nébias”, contou a jovem ao UOL. “Eu comecei a preparar os hambúrgueres naquela noite mesmo”, relatou ela.
Amorim só não esperava que a carne teria passado tanto assim do “ponto”. “Logo após ingerir alguns pedaços, eu senti um gosto estranho. Então fui conferir a validade e vi que estava 2012. Na hora não acreditei e fui perguntar aos meus familiares, e todos confirmaram que era 2012. Não tinha cheiro ruim, mas estava se desfazendo. Eu acreditei que fosse devido ao calor, por estar descongelando”, explicou. Mas não era engano não… O produto, da marca Nosso Burger, expunha a data de vencimento 25 de março de 2012 em seu rótulo. Olha só:
Após dar conta do que havia acontecido, Izabela fez uma reclamação no Procon de sua cidade e ligou para o SAC do supermercado. “No dia, seguinte eu liguei para o SAC do supermercado Dia e informei o ocorrido. Me disseram que viriam na minha casa retirar o produto e analisar”, mencionou ela. A jovem também pretendia oficializar uma denúncia na Vigilância Sanitária de Santos.
A auxiliar de veterinária ainda explicou por que não checou a data de validade. “O hambúrguer eu não olhei [a data] porque é produto que vende fácil, então não imaginei que teria algo estragado”, justificou. Segundo Izabela, os pedaços de hambúrguer não lhe fizeram mal… Mas ela acredita que o alimento estava sim estragado. “Pode ser que ela esteja com erro de dígito. Mas de qualquer forma, não anula o gosto ruim. Então estava estragado”, reforçou.
A jovem fez suas críticas ao estabelecimento. “O supermercado Dia tem costume de vender produtos fora da validade”, acusou Amorim. “Eu mesma já tive que trocar produtos duas vezes em ocasiões anteriores. Mas a validade não tinha passado tanto tempo quanto a desse hambúrguer. Muitos conhecidos já reclamaram de produtos fora da validade, vendidos por esse mercado”, completou. Depois desse susto, Izabela aconselhou as pessoas a sempre checarem a validade, especialmente no caso de promoções.
Em nota ao UOL, a equipe da rede Dia alegou que o supermercado cumpre as regras de controle sanitário e tem um acompanhamento permanente de vigilância em suas lojas. “A empresa lamenta o fato ocorrido na manhã de hoje, 12 de janeiro, na loja localizada à Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. E está apurando o caso, se propondo a colaborar plenamente com as autoridades locais para o esclarecimento dos fatos”, disse o comunicado.